Políticas Sociais de Maceió debate ações para promoção da igualdade racial

1

Sede do Quilombo Real reúne obras sobre a cultura negra

A Assessoria de Políticas Sociais da Prefeitura de Maceió promoveu, ao longo da semana, diversos encontros e discussões voltados para a promoção da igualdade racial na capital. Uma das principais pautas foi a formação do Conselho Municipal de Igualdade Racial.

A ação reuniu a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Andrielly Hamonna; e Rafael Gomes, coordenador da Diversidade Sexual, ambos da da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Assessoria de Políticas Sociais da Prefeitura de Maceió promoveu ao longo da semana diversos encontros.

“Nossa proposta tem sido pela criação da comissão para que possamos debater e encaminhar demandas para as secretarias municipais e se organizar para a Conferência Municipal do próximo ano”, colocou Fábio Rogério, assessor de Políticas Sociais. 

Com a formação do Conselho, pautas segmentadas poderão ser encaminhadas para efetiva aplicação das políticas públicas, assim como o surgimento de Projetos de Lei voltados para a igualdade racial. 

Em um dos encontros, Fábio Rogério discutiu com a ativista Arisia Barros as estratégias desenvolvidas para substanciar a formatação do Conselho Municipal da Igualdade Racial.

“A questão racial não é política para Secretaria A ou B, é assunto prioritário e transversal para a construção de um programa substantivo e legal com a participação do chefe do executivo nas tomadas de decisões. Também buscamos a formação de um comitê interno para que as pastas se entrosem sobre o tema e caminhem juntas no processo da desconstrução do racismo”, disse Arisia Barros, na reunião. 

Um mergulho na História

A sede do Quilombo Real reúne diversos documentos e obras que contam a história de Zumbi dos Palmares em Alagoas e a referência da cultura negra no Brasil. 

No acervo, mantido com todo cuidado pelo professor Edson Moreira da Silva, está o decreto estadual que tornou a data de 20 de novembro em feriado estadual e passou ser o marco das comemorações da Consciência Negra. 

A data já existia no calendário oficial, mas o feriado alagoano foi proposto pela Fundação Afonso Arinos para comemorar os 300 anos da morte Zumbi em 1995. 

“Foi uma conquista muito grande para a nossa luta, pois tornamos o 20 de novembro em feriado para que todos pudessem conhecer a história de Zumbi, um herói para o povo negro”, disse o professor Edson Moreira. 

Entre os marco existentes em Maceió sobre resistência negra, Edson Moreira lembra da criação e inauguração da Praça Ganga Zumba, no bairro de Cruz das Almas.  O monumento foi construído em comemoração aos 100 anos da abolição da escravatura do Brasil. 

“Maceió tem uma ligação muito forte com as lutas dos movimentos negros e nós queremos reforçar essas ações, buscando o fortalecimento das Secretarias que compõem a gestão do prefeito JHC para transformar a vida da nossa gente”, acrescentou Fábio Rogério.

Ascom SMG

COMPARTILHAR