Acompanhantes de pacientes da HEA recebem máscaras

103

Repórter: Davi Salsa

Repórter Fotográfico: Davi Salsa

Os acompanhantes de pacientes internos no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, começaram a receber máscaras. Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) são entregues para evitar que, eventualmente, os internos possam ser contaminados pelo novo coronavírus.

As máscaras foram confeccionadas por um grupo de voluntários, com o apoio de alunos da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) do Campus Arapiraca. A campanha sensibilizou servidores do hospital, acompanhantes e pacientes.

A distribuição das máscaras de tecido contou com o apoio da Coordenação do Serviço Social do HE do Agreste. A ação segue pelos próximos dias e o hospital está aguardando a chegada de novas doações, segundo a gerente geral do HEA, Bárbara Fernanda Albuquerque.

As visitas aos pacientes internados no HEA estão suspensas desde o início da pandemia da Covid-19. Mas a Gerência do HE do Agreste continua garantindo o direito a um acompanhante para os pacientes idosos acima de 60 anos, menores de 18 anos e pessoas com dificuldade de locomoção, conforme preconiza a legislação.

A gerente geral do HEA lembrou que todos os profissionais de saúde trabalham, diariamente, com os Equipamentos de Proteção Individual certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS).

“Com a suspensão das visitas, nossa recomendação é de que os acompanhantes de pacientes utilizem máscaras, mas, em casos eventuais, alguns deles esquecem. Por conta disso, estamos adotando essa campanha para garantir a segurança deles e de todas as pessoas que circulam pelo hospital”, ressaltou Bárbara Fernanda Albuquerque.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR