Hemoal não abre para doação de sangue no Dia do Trabalhador

102

Repórter: Josenildo Törres

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

Em razão do feriado nacional do Dia do Trabalhador, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) não irá abrir para doação de sangue nesta sexta-feira (1º) de maio. Com isso, as unidades Maceió e Arapiraca irão funcionar, apenas, para liberar hemocomponentes às maternidades e hospitais, além de prestar assistência emergencial a pacientes hemofílicos.

No sábado (2), a Unidade Maceió, localizada no bairro Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), volta a atender candidatos à doação no horário das 8h às 17h. Já a Unidade Arapiraca – que não funciona aos finais de semana – irá reabrir para doação de sangue na segunda-feira (4), das 7h30 às 17h30.

Critérios para doação – Para se candidatar à doação de sangue, os voluntários devem seguir critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS). Além de boa saúde, peso superior a 50 quilos e idade entre 16 e 69 anos, é necessário comparecer aos postos de coleta portando um documento de identificação com foto.

Com relação aos menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis para autorizar a doação. Os voluntários que tenham contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos, ficam impedidos de doar.

As gestantes e lactentes ficam proibidas de doar sangue durante o período em que estiverem grávidas e amamentando. E No caso dos doadores que irão repetir o procedimento, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres de três.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR