Nova Central de Triagem no Benedito Bentes abre em 10 dias, afirma secretário

100

Repórter: Manuela Mattos

Repórter Fotográfico: Igor Nascimento

Durante coletiva de imprensa no início da noite desta quinta-feira (30), o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, anunciou que a Central de Triagem do bairro Benedito Bentes, o mais populoso de Maceió, será inaugurada nas próximas duas semanas. Alagoas tem, hoje, 1.045 casos confirmados de Covid-19, espalhados em 41 cidades, e 47 óbitos pela doença.

A ideia, de acordo com Ayres, é o que o Governo ofereça novas vias de atendimento à população de todo o estado e não deixe ninguém que apresente sintomas da Covid-19 sem assistência. A primeira Central de Triagem – a Unidade de Urgência para Síndromes Gripais, instalada no Ginásio do Sesi, no Trapiche– já registrou, desde o início do funcionamento, 3.678 atendimentos.

“Nós estamos tomando algumas medidas para ampliar o serviço, inclusive, abrindo outras portas para o primeiro atendimento do paciente com sintomas de Covid-19. Estamos criando outras unidades aqui em Maceió, como a Central do Benedito Bentes, que vamos começar a estruturar semana que vem e que deve ficar pronta até 10 de maio. Iremos também fazer uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, para que possamos ter várias portas de entrada para os pacientes que estejam com sintomas semelhantes aos de Covid-19”, declarou.

O secretário comentou a marca de mais de mil óbitos em Alagoas pela pandemia de coronavírus: “Eu tinha a perspectiva de que chegássemos a mil casos na sexta-feira [amanhã], mas antecipamos isso. Os números têm crescido bastante em Alagoas e, discutindo alguns dados com os técnicos, observamos que nas últimas cinco quartas-feiras o crescimento foi exponencial. Tínhamos um pouco mais de cem casos no começo de abril e agora já passamos de mil. É um crescimento muito grande e preocupante. Hoje tivemos também o primeiro óbito na região do Sertão. A sociedade precisa refletir e cumprir as medidas de isolamento social”.

Novos 30 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) serão entregues nesta sexta-feira (01), para somar-se aos 130 que já estão prontos na rede pública e contratualizada, recebendo pessoas com suspeita ou confirmação da doença. “Amanhã, como eu já tinha prometido, teremos mais 30 leitos de UTI distribuídos entre Maceió e Arapiraca para reforçar essa estrutura, mas nada disso será suficiente se a população continuar descumprindo o isolamento social e se a gente tiver uma contaminação em massa e uma superlotação, ao mesmo tempo, de leitos de UTI”, afirmou Ayres.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR