Covid-19: HGE realiza testes para detecção em profissionais

77

Repórter: Neide Brandão

Repórter Fotográfica: Neide Brandão

A maior emergência estadual, o Hospital Geral do Estado (HGE), não referência para a Covid-19, está com cerca de 250 profissionais afastados por síndromes gripais. A unidade hospitalar montou um fluxo de atendimento para a realização de testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 nos profissionais de saúde que foram afastados por síndrome gripal desde o início da pandemia. A ação visa mapear com mais celeridade os casos de Covid-19 entre os profissionais. A efetivação dos testes segue as normas e diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O protocolo é realizar esses testes entre sete e dez dias após os profissionais apresentarem sintomas. O resultado é conhecido em 20 minutos após a coleta de sangue, e é importante para definir o retorno do profissional de saúde no atendimento, prevenindo a disseminação do vírus na unidade, segundo explicou a engenheira do Trabalho, Karlla Martiniano.

Segundo ela, 20 profissionais estão confirmados com o novo coronavírus no HGE e em isolamento social. A engenheira do Trabalho especificou que, ao contrário dos testes de coleta da secreção, o teste rápido identifica os anticorpos produzidos pelas pessoas quando são infectadas pelo vírus. A realização dos testes está sendo efetivada no setor de Qualidade de Vida do Trabalhador (SQVT) e segue o fluxo interno da unidade hospitalar.

A engenheira explanou que o fluxo determina que o profissional, primeiramente, deve enviar atestado para o SQVT através do email atestado.hge@gmail.com, a equipe responsável entrará em contato no sétimo dia do afastamento para saber o estado clínico do profissional e agendará o teste após três dias dele assintomático. O profissional que fará o teste deve comparecer a unidade hospitalar na data agendada usando máscara de proteção.

O médico Paulo Teixeira, gestor da unidade hospitalar, referiu que os testes ajudam a tranquilizar os profissionais. “É de suma relevância garantir que nossos profissionais se sintam cuidados. Nos primeiros dias, após o início dos sintomas, os anticorpos não são devidamente detectados pelo teste. Para atingir valores de sensibilidade de 86%, é necessário que o teste seja realizado após o sétimo dia do início dos sintomas. Assim como é obrigatório aguardar por 72 horas após o desaparecimento dos sintomas, antes da realização do exame. Isto se deve a evidência de redução importante da viremia após as 72 horas do fim dos sintomas”, afirmou o médico.    

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR