HGE assiste 465 pessoas na quarta (6)

89

Repórter: Neide Brandão

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

A maior emergência do Estado de Alagoas recebeu 216 usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na quarta-feira (6). Destes, 169 foram casos clínicos (78,2%), 40 envolveram acidentes, sendo 28 acidentes casuais, 10 de trânsito e dois de trabalho. Também foram atendidas no HGE, seis agressões e uma queimadura.

Já na Unidade de Urgências para Síndromes Gripais (UUSG), dos 249 atendimentos foram realizados 139 testes rápidos, onde 130 deram negativos e nove positivos para o novo coronavírus.

Paulo Teixeira, médico e gestor do HGE, referiu que muitos pacientes com casos clínico têm sido internados na unidade hospitalar com agravantes decorrentes da diabetes. Aproximadamente 80% dos pacientes que chegam ao hospital com problemas na área vascular têm a doença e 50% deles não  sabia que eram diabéticos e não faziam o controle adequado da doença.

“As doenças vasculares são crônicas, necessitam de cuidados especiais. A maioria destes pacientes já chegam em nosso hospital com sérias complicações que poderiam ser evitadas com o acompanhamento na atenção primária”, contou.

Segundo o gestor, quem possui histórico familiar de doenças vasculares como obstrução arterial, trombose, pé diabético, erisipela, acidente vascular cerebral ou hipertensão arterial precisa ficar atento para identificar  e tratar precocemente os fatores de risco.

“São os cuidados preventivos que podem evitar internações hospitalares e, principalmente, amputações de membros”, alertou o médico.

Foram concedidas ainda no HGE, 137 altas médicas, 31 internações e 17 transferências. Também foram contabilizados 15 procedimentos cirúrgicos.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR