HGE registra 585 atendimentos; 366 deles na Central de Triagem

74

Repórter: Neide Brandão

Repórter Fotográfica: Neide Brandão

O Hospital Geral do Estado (HGE) atendeu 585 pessoas na terça-feira (19), sendo 219 na sede hospitalar e 366 na Unidade de Urgência para Síndromes Gripais. Os casos clínicos representam 73,5% dos atendimentos na sede do HGE, com 161 pessoas atendidas. Na Central de Triagem, 102 pessoas foram diagnosticadas com o novo coronavírus.

Entre os outros números, o HGE registrou 53 atendimentos a vítimas de acidentes, sendo 29 casuais, 30 de trânsito e quatro de trabalho. Também foram assistidas no hospital, cinco pessoas agredidas.

O médico Paulo Teixeira, gestor da unidade, ressaltou que entre os atendimentos clínicos de urgência recebidos no HGE, está o feito a pessoas com suspeitas de apendicite. Considerada uma doença cirúrgica de urgência no Sistema Único de Saúde (SUS) alagoano, o Hospital Geral do Estado é a unidade hospitalar de referência para o procedimento.

“A doença pode afetar qualquer um, desde crianças até pacientes da terceira idade. No entanto, adolescentes e adultos jovens são os mais atingidos. Dependendo da evolução do quadro, o intestino pode parar de funcionar e o sistema digestivo entrar em colapso no rompimento do apêndice, levando muitas vezes à morte do paciente”, comentou.

Segundo o médico, “é importante que se busque um atendimento de emergência qualificado e de credibilidade, que disponha dos meios para o diagnóstico mais rápido e o tratamento imperativo, que será a remoção do órgão em um ato cirúrgico”.

A unidade hospitalar concedeu 30 altas e fez 48 internamentos na terça-feira (19). Também foram viabilizadas 14 transferências de pacientes para outras unidades e oito procedimentos cirúrgicos de emergência e de segundo tempo.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR