HGE registra 609 atendimentos na quinta (21); mais da metade foi no centro de triagem

83

Repórter: Thallysson Alves

Repórter Fotográfico: Thallysson Alves

O Hospital Geral do Estado (HGE) registrou 609 atendimentos na quinta-feira (21). Mais da metade, exatos 401, foram na Central de Triagem localizada no Ginásio do Sesi, que realizou 368 testes rápidos para a Covid-19, os quais revelaram 56 casos positivos. Outros 149 foram casos clínicos, que compreendem principalmente acometidos por doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.

O que tem chamado atenção da equipe médica é o número grande de acidentados assistidos pelo maior hospital de urgência e emergência de Alagoas. Mesmo em período de pandemia, quando a principal recomendação é a prevenção e o isolamento social, somente ontem foram registradas 55 ocorrências, sendo: 40 casuais, 11 de trânsito e quatro de trabalho. Vale recordar que os casos mais graves necessitam de transfusão sanguínea.

“Outro agravante, pois o Hemoal [Hemocentro de Alagoas] está carente de doações e isso põe em risco a manutenção de vidas. Para se ter uma ideia, se ontem todas as vítimas de acidentes necessitassem de transfusão, possivelmente alguns não seriam contemplados. Isso porque, conforme divulgado, das oito tipagens sanguíneas, duas têm apenas uma bolsa disponível (A- e B-) e as tipagens AB- e O- dispõem de apenas duas bolsas cada uma. E ainda temos vítimas de agressões e de patologias que necessitam da transfusão, como os que sofrem de hemorragia digestiva alta”, alertou o gerente do HGE, Paulo Teixeira.

Sobre as agressões, foram notificadas quatro vítimas, sendo duas por arma de fogo, uma por arma branca e mais uma através de luta corporal. Também foram concedidas 159 altas médicas, 19 internações e 15 transferências; e 12 procedimentos cirúrgicos foram realizados, entre eletivos e de emergência.

Aos interessados em ajudar nos estoques de sangue, o Hemoal recomenda que os voluntários tenham peso igual ou superior a 50 kg e no mínimo 16 anos (menores de idade devem estar acompanhados de pelo menos um dos pais, ou responsável, e documento de identificação oficial de ambos). As doações podem acontecer em Maceió (de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h) e em Arapiraca (de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30). Mais esclarecimentos através do telefone (82) 3315-2109.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR