HGE registra mais de 1,6 mil atendimentos no final de semana

98

Repórter: Neide Brandão

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

O Hospital Geral do Estado (HGE) registrou 1.614 atendimentos no último final de semana, sendo 659 na sede da unidade hospitalar, onde 472 foram casos línicos, o que corresponde a 71,6%. Já na Central de Triagem, localizada no Ginásio do Sesi, foram 955 usuários assistidos, com 169 apresentando resultado positivo para a Covid-19.

O dia mais movimentado foi a sexta-feira (22), com 243 atendimentos na sede do HGE e 380 na Central de Triagem, situada no Ginásio do Sesi. Entre os outros números do HGE, os acidentes apontaram 162 assistências, 107 deles casuais, 50 de trânsito e cinco de trabalho.

O médico Paulo Teixeira, gestor da unidade, explicou que os acidentes casuais, maioria dos atendimentos entre esta modalidade, representam aqueles causados no ambiente doméstico, como uma queda da própria altura e envolvem, principalmente, crianças e idosos.

“Em geral, eles podem ser evitáveis, adotando medidas preventivas em casa. O perigo pode estar em qualquer lugar, na escada, um tapete na cozinha, no banheiro ou até mesmo na sala de estar. Entre os mais comuns estão as fraturas, os traumatismos cranioencefálicos, os cortes e as contusões”, contou. 

O médico recomendou aos pais e familiares terem cuidado com os utensílios de cozinha, facas e tesouras, por exemplo. “Essas ferramentas devem ser mantidas fora do alcance das crianças. A cozinha merece alerta especial, entretanto, acidentes podem acontecer em qualquer local, um tapete pode ser perigoso demais para uma criança, que corre assim como para um idoso que caminha lentamente. Os acidentes domésticos só podem ser reduzidos através da adoção de cuidados preventivos entre familiares”.

Durante o final de semana, também foram notificadas 20 vítimas de agressões, sendo nove corporais, nove por arma branca e duas por arma de fogo. Além de duas queimaduras, duas pessoas tentaram contra a própria vida e um afogamento. O hospital concedeu 464 altas médicas, 120 internações e 35 transferências; 35 procedimentos cirúrgicos foram realizados, entre eletivos e de emergência.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR