Covid-19: Sesau já distribuiu mais de 4 milhões de EPIs para unidades

111

Repórter: Manuela Mattos

Repórter Fotográfico: Thallysson Alves

A segurança é uma das bases mais importantes no combate ao coronavírus. É assim que o Governo do Estado tem buscado proteger a integridade dos profissionais que lutam diariamente para combater a Covid-19 em Alagoas, ao fornecer o material e as condições adequadas de atuação às equipes. Nos últimos 70 dias, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) já distribuiu mais de 4 milhões de itens de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em todo o estado.

De acordo com o Relatório Síntese de Distribuição de Insumos Estratégicos elaborado pelo órgão, de 18 de março a 27 de maio um total de 4.410.982 unidades de itens EPIs foi distribuído entre unidades hospitalares, pré-hospitalares e setores da segurança pública em todo o estado.

Ao todo, foram distribuídos 2,6 milhões de luvas; 897,6 mil máscaras descartáveis e tipo PFF2; 510,1 mil unidades de aventais, macacões e sapatilhas; 295,2 mil unidades de toucas e óculos de proteção; além de 20,3 mil unidades de álcool em gel e líquido para abastecer todas as unidades que estão operando diretamente como estruturas acolhedoras de pacientes acometidos pela Covid-19.

Desde que o novo coronavírus surgiu, ainda na China, especialistas do mundo todo têm ressaltado a importância de Equipamentos de Proteção Individual e coletivos para profissionais que estão trabalhando na linha de frente e, por isso mesmo, em contato direto com pacientes e expostos ao risco.

O secretário da Saúde, Alexandre Ayres, afirma que é uma prioridade do Governo de Alagoas, desde o início da pandemia, proteger os profissionais da linha de frente. Ele diz ainda que não faltam EPIs e que as aquisições estão sendo reforçadas em virtude da ampliação do atendimento à população.

“Fizemos um planejamento desde o início de março de 2020. Adquirimos diversos EPIs essenciais para o enfrentamento à Covid-19, priorizando a proteção dos nossos servidores da Saúde e da Segurança no combate à pandemia. As unidades de saúde estão devidamente abastecidas, as entregas estão sendo feitas semanalmente e, como nós estamos abrindo novos leitos e novas portas de atendimento, temos reforçado essas aquisições para que possamos manter nosso servidor devidamente protegido”, destacou o secretário.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR