Covid-19: Central de Triagem no Ginásio do Sesi atende quase 2 mil pessoas

87

Repórter: Neide Brandão

Repórter Fotográfica: Neide Brandão

A Central de Triagem localizada no Ginásio do Sesi, no bairro Trapiche, contabilizou 1.851 atendimentos na última semana (de 1º a 7 deste mês). Foram 1.686 testes rápidos aplicados, onde 528 pessoas testaram positivo para a Covid-19. O dia mais movimento foi a segunda-feira (1º), com 366 assistências, entretanto, a quarta-feira (3), foi o dia em que tiveram mais resultados positivos para Covid-19 (113).

O corretor de imóveis, Antônio Ricardo Moreira, 52 anos, morador do bairro do Feitosa, porém no Francês desde o início da Pandemia, foi uma das pessoas atendidas durante a semana. Casado e pais de dois filhos, ele contou que na família a irmã e um sobrinho, ambos bombeiros, já tiveram a doença.

“Ela foi de forma leve, meu sobrinho já precisou ser internado. Lá em casa só eu estou saindo porque estou trabalhando por agendamento. Meus filhos estão estudando de forma online e esposa, professora, também está repassando as aulas da mesma forma. Há nove dias venho sentindo a maioria dos sintomas característicos da doença, exceto a falta de ar. Resolvi vir fazer o teste e confirmou”, expôs.

A enfermeira Maryana Costa, responsável pela Central de Triagem, referiu que o atendimento vem se organizando a cada dia. “Primamos por adotar um fluxo de acolhimento já fora do ginásio onde esclarecemos as dúvidas e orientamos como devem se comportar. Caso a pessoa realmente apresente o perfil para a testagem, recebem uma ficha para ser examinado na triagem”.

Maryana explicou que a partir daí a coleta de material biológico pode ser efetuada. “Com o resultado negativo, a consulta médica pode ser opcional; mas caso apresente positivo, o doente é levado novamente para o consultório, onde o médico informa a situação, apostila a conduta e sobrepõe demais encaminhamentos necessários”, delineou a enfermeira.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR