Quase 500 pessoas foram assistidas pelo HGE na segunda (8)

103

Repórter: Thallysson Alves

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

O Hospital Geral do Estado (HGE) atendeu 474 pessoas no primeiro dia dessa semana, sendo 222 na sede e 252 na Central de Triagem localizada no Ginásio do Sesi, vinculada à unidade hospitalar. Como acontecem diariamente, os casos clínicos seguem entre os mais assistidos pelas equipes multidisciplinares, totalizando 155.  E a tendência é aumentar durante a quadra chuvosa, caso as pessoas não busquem preservar a própria saúde.

É que, durante o período de chuvas, algumas áreas podem acumular água e isso contribuir com o surgimento de doenças, como: leptospirose, hepatite A, febre tifoide; além de possibilitar o surgimento de criatórios do mosquito Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e febre chikungunya. Aliado à queda na temperatura, é também provável que apareçam mais casos relacionados à rinite alérgica, ao resfriado, à gripe e à pneumonia.

“Desse modo, é importante que todos lavem bem as mãos antes de preparar alimentos, para evitar também infecções gastrointestinais, bebam mais água potável, não permitam que as crianças nadem ou brinquem na rua, evitem manusear objetos que tenham sido atingidos pela água de origem desconhecida ou lama, protejam os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos, se agasalhem, não se exponham às chuvas e só consumam alimentos devidamente higienizados”, orientou o médico e gerente do HGE, Paulo Teixeira.

O maior hospital de urgência e emergência ainda registrou o atendimento a 59 vítimas de acidentes (35 casuais, 20 de trânsito e 4 de trabalho), a sete pessoas que sofreram agressões e a vítima de tentativa de suicídio. Também foram realizadas 43 internações, 15 transferências, 13 cirurgias e sete altas médicas foram concedidas. Já na Central de Triagem, dos 229 testes rápidos para Covid-19 aplicados, 91 resultados revelaram positivos.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR