Alô Saúde Mental atende mais de 100 usuários na 1ª semana

74

Repórter: Josenildo Törres

Repórter Fotográfico: Igor Nascimento

Criado no dia 1º de junho para atender pessoas em sofrimento psicológico, em razão da pandemia da Covid-19, o Alô Saúde Mental atendeu 106 pessoas na primeira semana de funcionamento. Acessado por meio de uma plataforma de atendimento via whatsapp, que está disponível pelo número 3315-1532 e através do portal www.saude.al.gov.br, o usuário tem a oportunidade de entrar em contato com psicólogos, por meio de um link exclusivo, via chat.

Do total de pessoas que acionaram o Alô Saúde Mental, 62,96% eram mulheres e 37,04% homens, segundo balanço apresentado pela Supervisão de Atenção Psicossocial, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). O que chama a atenção é que os usuários do serviço, que funciona todos os dias da semana, das 7h às 19h, alegaram estar ansiosos em razão da pandemia e com medo de contrair a Covid-19.

Ainda de acordo com o balanço semanal, a maioria das pessoas que ligou para o Alô Saúde tinha entre 18 e 29 anos, seguidos de usuários que estavam na faixa etária de 40 a 49 anos.  Nos primeiros sete dias de funcionamento, o serviço foi acionado por moradores de Delmiro Gouveia, Atalaia, Maceió, Maragogi, Rio Largo e Marechal Deodoro.

Segundo o supervisor de Atenção Psicossocial da Sesau, Rodrigo Gluck, o Alô Saúde Mental conta com 10 psicólogos que foram treinados para lidar com a problemática dos transtornos mentais causados pela Covid-19. “Como sabemos, o confinamento, a falta de contato humano, autonomia e liberdade são fatores que contribuem para o surgimento de transtornos mentais e, por meio do Alô Saúde Mental, nossa equipe está preparada para prestar orientações técnicas e pertinentes”, salientou, ao destacar que o serviço recebeu 8.9 como nota de avaliação dos usuários que o acionaram.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR