HGE contabiliza quase 400 atendimentos na quarta (17)

65

Repórter: Neide Brandão

Fotos: Ascom HGE e Carla Cleto

Na última quarta-feira (17), o Hospital Geral do Estado (HGE) acolheu 398 pessoas, sendo 210 na sede da unidade hospitalar e 188 na Central de Triagem localizada no Ginásio do Sesi.

No hospital, os casos clínicos apontam a maioria dos atendimentos, com 152 assistências. Na Central de Triagem, das 162 pessoas que realizaram o teste rápido para a detecção da Covid-19, 51 apresentaram resultado positivo.

O HGE ainda prestou assistência a 52 vítimas de acidentes e, destas, 38 no ambiente doméstico (casual), 11 no trânsito e três no trabalho. Também receberam assistência no hospital, quatro vítimas de agressão, três delas envolvendo luta corporal e uma por arma de fogo. A unidade hospitalar também prestou assistência a uma pessoa vítima de queimaduras.

O médico Paulo Teixeira, gestor da unidade, ressaltou que o HGE possui o único serviço especializado em queimados de Alagoas. O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ) do HGE é referência em queimaduras de primeiro, segundo e terceiro graus.

“Oferecemos as melhores condições de tratamento e recuperação para vítimas de queimaduras de todo o Estado, inclusive, dos estados próximos. Desde 2002, o Centro foi cadastrado pelo Ministério da Saúde como referência em assistência a queimados de alta complexidade, tornando-se parte de um sistema nacional”, informou.

Segundo o médico, o Centro possui profissionais de várias áreas de atuação em saúde, correspondendo à visão mais atual das necessidades deste tipo de paciente, que se beneficia da ação multiprofissional e interdisciplinar, com médicos (clínicos, pediatras, cirurgiões plásticos e anestesistas), enfermeiros e técnicos de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas. Também atuam na unidade, profissionais da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), do centro cirúrgico, laboratório e radiologia, que também participam do processo de tratamento dos pacientes.

Ele alertou que a queimadura deve ser sempre considerada uma ocorrência grave, que não está diretamente ligada à extensão, mas, à profundidade e ao local atingido. “A prevenção é a única maneira de se evitar lesões tão dolorosas, que muitas vezes deixam cicatrizes e limitações motoras. Os acidentes ocorrem principalmente com as crianças, que sofrem choques elétricos, ou brincam com fogo, com álcool ou produtos químicos, que ficam ao seu alcance nas residências”, salientou Paulo Teixeira.

Prevenção – Com relação a prevenção, o gerente do HGE enfatizou que essa é “uma das maiores preocupações dos profissionais que trabalham dia a dia com pacientes vítimas de queimaduras”. Isso porque, segundo ele “os acidentes domésticos são a principal causa das queimaduras”, referiu o médico, alertando que eles podem acarretar queimaduras de grande proporção, levando a longo período de internação ou até mesmo ao óbito.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR