Hospitais não registram indiscriminadamente vítimas de acidentes como casos de Covid-19

66
Hospitais não registram indiscriminadamente vítimas de acidentes como casos de Covid-19

Em grupos de WhatsApp de Alagoas circulam vídeos e mensagens afirmando que pessoas falecidas em decorrência de acidentes ou outras doenças estariam sendo registradas, na certidão de óbito, como casos suspeitos de Covid-19, o que estaria trazendo problemas aos familiares para a realização dos funerais. Na verdade, mesmo pacientes que deram entrada nos hospitais por outras causas podem vir a apresentar sintomas do coronavírus ao longo do tratamento. Nesses casos, serão seguidos todos os protocolos para casos suspeitos da infecção.

“Minha irmã teve um acidente, teve um traumatismo craniano e outras coisas a mais. Só que saindo do HGE eles colocaram como suspeita do Coronavírus. Sem poder abrir o caixão porque eles não permitem. […] Eu tenho convicção e a família tem convicção de que ela não estava com coronavírus coisa nenhuma”, diz homem em vídeo gravado em cemitério não identificado.

Em nota, a gerência do Hospital Geral do Estado (HGE) informa que segue as recomendações do Ministério da Saúde para o manejo de corpos no contexto do novo coronavírus. E lembra que, além disso, enterros e velórios devem respeitar o disposto nos decretos municipais que disciplinam novas regras para as cerimônias, seja de casos relacionados à doença ou não.

“Para casos suspeitos ou confirmados para Covid-19, o reconhecimento do corpo passou a ser limitado a um único familiar ou responsável legal. É necessário manter a distância de dois metros entre o corpo e o visitante. Aproximações são autorizadas mediante uso de máscara cirúrgica, luvas e aventais de proteção”, informa o hospital.

No caso de pacientes que entraram na unidade hospitalar por conta de acidentes ou de outras doenças e acabaram vindo a óbito, será verificado se antes do falecimento apresentaram algum sintoma de Covid-19. Em caso positivo, o manejo do obituado seguirá os protocolos para suspeita de coronavírus.

De acordo com o decreto nº 8.908, da Prefeitura de Maceió, casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus deverão seguir as seguintes regras para velórios e enterros:

  • Duração máxima de 01 (uma) hora por velório e enterro, com o caixão fechado.
  • Limite de 10 (dez) pessoas por velório e enterro.
  • Proibição do procedimento de tanatopraxia (preparação para velórios).

Os outros casos de óbitos na capital também devem seguir certos protocolos:

  • Duração máxima de 03 (três) horas por velório e enterro.
  • Limite de 20 (vinte) pessoas por velório e enterro.
  • Evitar tocar na pessoa velada.

Ainda de acordo com o decreto municipal, em ambos os casos os idosos com mais de 60 anos, doentes crônicos e as pessoas suspeitas de terem contraído coronavírus não devem comparecer a velórios e enterros.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR