Covid: Centrais de Triagem atenderam mais de 3 mil pessoas na 1ª semana de agosto

30
Central de Triagem de Arapiraca registrou o maior número de atendimentos na primeira semana de agosto

As Centrais de Triagem para diagnóstico da Covid-19 atenderam 3.140 pessoas na primeira semana de agosto. Destas, 2.322 foram testadas para o novo coronavírus e 548 apresentaram resultado positivo, conforme balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), nesta segunda-feira (10).

Das três Centrais de Triagem para a Covid-19, a localizada no Ginásio João Paulo II, em Arapiraca, registrou o maior número de atendimentos. Entre os dias 3 e 9 deste mês, foram 1.457 pessoas atendidas, 1.003 submetidas ao teste rápido e 287 resultados positivos computados.
Na segunda posição aparece a Central de Triagem situada no Ginásio do Sesi, no bairro Trapiche, em Maceió. Durante o mesmo período, 895 usuários receberam atendimento, 659 foram testados e 109 foram diagnosticados com a Covid-19.

Já a Central de Triagem do Shopping Pátio Maceió, que funciona na pista de acesso ao bairro Benedito Bentes, atendeu 788 pessoas. Desse total, 660 foram submetidas a testagem rápida para a doença provocada pelo novo coronavírus e 152 tiveram a confirmação de que estavam infectadas.
Critérios para atendimento – As três Centrais de Triagem para o diagnóstico da Covid-19 atendem usuários que apresentam sintomas gripais. Entretanto, o teste rápido para diagnóstico do novo coronavírus só é prescrito caso o paciente esteja apresentando sintomas há pelo menos oito dias.

“Caso o usuário apresente sintomas como febre acima de 37.6 graus, além de tosse, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar, ele pode ser atendido e, se necessitar, será medicado. Quanto ao teste rápido, só pode ser realizado se o usuário tender aos pré-requisitos especificados, com o intuito de evitar um resultado falso negativo”, explica Jackeline Barboza, supervisora da Central de Triagem de Arapiraca.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR