Hospital Helvio Auto libera visitas para internos a partir de segunda-feira (17)

34
UTI já foi demarcada para retorno das visitas presenciais; acientes que não estejam em isolamento poderão receber visitantes seguindo as regras de distanciamento social controlado

Em reunião extraordinária nesta quarta-feira (12), o Comitê de Contingenciamento de Crise para Covid-19 do Hospital Escola Dr. Helvio Auto (HEHA), unidade assistencial da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), deliberou pelo retorno limitado das visitas a pacientes internados na instituição a partir da próxima segunda-feira (17), seguindo as regras de distanciamento, uso correto de máscaras e higienização das mãos.

Amparado na mudança de fase amarela para azul na capital, e pelos resultados da última semana que apontam para manutenção da estabilidade do número de casos em Alagoas, o Comitê aprovou o retorno das visitas de acordo com as seguintes regras: o visitante não deve estar com sintomas gripais; uso obrigatório de máscara; higienização correta das mãos antes de entrar no hospital e após sair das unidades de internação; deve-se manter distanciamento de mais de 1,5 metros em relação ao leito do paciente; a visita terá duração de 30 minutos e começa a partir das 15h; não será permitida a entrada com objetos pessoais, bolsas e outros itens devem ser deixados na sala de guarda-volumes.

Desde o dia 20 de março de 2020, as visitas aos internos foram suspensas como medida de segurança contra propagação da pandemia da Covid-19 em ambiente hospitalar, resguardando os próprios pacientes e as equipes assistenciais.

Durante este período, chamadas de vídeo e ligações telefônicas foram utilizadas pela equipe de psicologia, assistência social e enfermagem como recurso terapêutico para aproximar os familiares e amigos dos pacientes como também para repasse de informações quanto ao estado de saúde do interno.

As equipes de vigilância, serviço social, recepção e enfermagem estão sendo sensibilizadas para orientar os visitantes no que for preciso. “Optamos pelo retorno limitado das visitas, devido à flexibilização de fase na cidade de Maceió, no momento o paciente só poderá receber visitas de moradores da capital, uma vez que algumas regiões do interior do estado estão em fase diferente da capital. Gradualmente, nas próximas reuniões o comitê avaliará como irá proceder de acordo com as demais fases de distanciamento social controlado”, explicou Karoline Mendonça, coordenadora de Serviço Social do Hospital Escola Dr. Helvio Auto.  

A UTI já foi demarcada para manter o distanciamento correto em relação aos leitos de pacientes que não estão em isolamento. As outras unidades de internação receberão as marcações necessárias.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR