Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos da PM forma 1ª turma no modelo à distância

66
Quase 200 sargentos concluíram a edição 2020 do Curso de Aperfeiçoamento

Uma conquista que já entrou para história da Polícia Militar do Estado de Alagoas. Assim pode ser definida a formatura da 1ª turma no modelo de Ensino à Distância do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS). O pioneirismo se deve ao formato do curso em si e ao evento que marcou a conclusão do mesmo: foi transmitido ao vivo pela internet nos canais da PM e do CFAP no YouTube, além da cobertura pelos respectivos perfis no Instagram.

A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira (21) no Auditório da Academia de Polícia Militar Arnon de Mello (APMSAM). Respeitando as medidas de distanciamento social em decorrência da pandemia da Covid-19, a cerimônia contou com uma representatividade dos formandos, mas sem plateia presencial. No acesso ao auditório, protocolos de segurança foram observados como disponibilização de álcool 70%, uso obrigatório de máscaras e aferição de temperatura.

Ao todo, 199 sargentos, divididos nas turmas A e B, completaram o CAS 2020. Foram 15 disciplinas e 300 horas aulas coordenadas pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP).

O CAS Turma A formou 190 militares, sendo 189 combatentes e um do quadro de saúde. No caminho, os alunos sofreram duas duras perdas. Em homenagem aos dois alunos que faleceram, a Turma A foi denominada “Aluno CAS Carlos Douglas da Conceição e Aluno CAS José Cícero da Silva (In memoriam)”.  Já o CAS Turma B formou outros nove sargentos e recebeu o nome de Turma “1º Sgt PM Jurandir Roberto da Silva (In Memoriam)”.

A mesa diretiva do evento foi presidida pelo comandante-geral, coronel Marcos Sampaio, e composta pelo subcomandante-geral, coronel Wilson da Silva, pelo comandante do Policiamento do Interior (CPI), coronel Walter do Valle, e pelo tenente-coronel Carlos Azevedo, comandante da APMSAM.

Os três primeiros colocados de cada turma receberam seus certificados. A cerimônia seguiu com entrega de honrarias aos paraninfos, patronos, corpo técnico e aos demais homenageados. Em um momento que emocionou os presentes, familiares dos militares (in memorian) que dão nome às turmas receberam homenagens.

Em seu pronunciamento, o comandante-geral da PM, coronel Marcos Sampaio, enalteceu os concluintes do CAS 2020. Ele também destacou a excelência daqueles que abraçaram o curso com todos os desafios impostos – tanto os alunos quanto a equipe que trabalhou incansavelmente para que o CAS se concretizasse.

“Os senhores chegaram aqui por mérito próprio. O policial concluinte, a instituição e a sociedade ganham com este feito. Os senhores hoje estão aperfeiçoados com uma gama de conhecimento que vai proporcionar ascensão na carreira. É um momento de alegria e também de responsabilidade pra assumir novas graduações e compromissos dentro da maior instituição de segurança pública de Alagoas”, ressaltou o coronel Marcos Sampaio.

“Parabéns pela conquista. O conhecimento adquirido é algo que ninguém poderá tirar dos senhores. O nosso compromisso maior é com a sociedade alagoana e é por ela que devemos nos empenhar e evoluir sempre. Como consequência, teremos uma Polícia Militar cada vez mais forte e servindo melhor”, disse o subcomandante-geral e patrono da Turma A, coronel Wilson da Silva.

“Os sentimentos são de gratidão, satisfação e orgulho” resumiu o comandante do CFAP, tenente-coronel Marlon Araújo. Em sua fala, ele também fez uma retrospectiva do desafio de formatar o curso integralmente virtual e, assim entrar para a história da Instituição. Do planejamento, passando pela execução e chegando à conclusão, “o CAS 2020 veio para mostrar para Alagoas o quanto a instituição tem, não só na segurança pública operacional, mas no campo técnico. Tudo isso nos permitiu transformar o ensino na Corporação. Vamos em frente, pois os desafios são diuturnos”, declarou o comandante da unidade-escola.

O coronel Walter Do Valle, se dirigiu aos formandos: “Os senhores estão galgando uma nova formação. Lembrem-se sempre do respeito e da camaradagem no tratamento com seus pares e comandados. Parabéns, senhores”, falou o comandante do CPI.

O orador da Turma A, sargento Marcos Antônio Monteiro de Oliveira, pediu um minuto de silêncio em memória dos que partiram e, em seguida, iniciou seu discurso agradecendo à coordenação e aos instrutores e todos que colaboraram com o curso. Ele fez uma retrospectiva do ensino à distância no Brasil e ampliação do acesso e uso da tecnologia na educação.

O orador da Turma A enfatizou: “Foi uma experiência única e um divisor de águas no ensino dentro da Polícia Militar em Alagoas. Vencemos mais uma etapa. Chegou a hora de colhermos os louros, fruto de anos de dedicação na mais abnegada das profissões. É hora de aplicar o conhecimento contribuindo ainda mais com nossa experiência e servindo ao nosso Estado e à nossa Corporação de heróis”, disse o sargento Marcos.

O orador da Turma B, sargento João Francisco dos Santos, destacou: “A missão foi abraçada com entusiasmo e dedicação fazendo jus à tamanha honraria. Terminamos o curso e já não somos mais os mesmos do que quando começamos esta jornada. Enfrentamos o grande desafio de lidar com uma nova modalidade de ensino e também pudemos estreitar laços de amizade e solidariedade”, disse agradecendo ainda aos familiares, colegas, chefes e comandantes, finalizando: “Vamos continuar cumprindo com mais afinco e coragem todas as missões que nos forem delegadas”.

CAS EaD

O CAS EaD Turma A foi iniciado no dia 18 de maio do corrente ano ofertando 200 vagas, a Turma B iniciou no dia 1º de julho. Com o curso, os segundos sargentos da ativa ficam habilitados à promoção de 1º sargento. A grade curricular conteve disciplinas como ‘Sistemas Informatizados da PM-AL’, ‘Aspectos Jurídicos da Atuação Policial’ e ‘Fundamentos do Gerenciamento de Crises’.

Os alunos tiveram acesso às aulas e avaliações das disciplinas on-line utilizando o Siseducar, plataforma de ensino da PM que passou por modificações recentes com o intuito de atender a turma. Para isso, o CFAP e sua Divisão Técnica (DT) contou com o auxílio da 6ª Seção do Estado-Maior Geral.

O CAS sempre foi ofertado na forma presencial pela unidade-escola, mas passou por uma reformulação aprofundada e aliou as ferramentas digitais, materiais didáticos e a interação entre alunos e instrutores (tutores). Anteriormente, a Corporação já havia promovido outras capacitações nas modalidades presencial e semipresencial, tanto no próprio CFAP quanto na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM).

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR