Procuradores elegem nova composição do CSPGE

48
Conselheiros terão mandato para o biênio 2020/2022

De forma promissora, com uma eleição on-line, os Procuradores de Estado elegeram nesta quinta-feira a nova composição do Conselho Superior da Procuradoria Geral do Estado para o biênio 2020/2022. Foram eleitos titulares: Roberto Tavares Mendes Filho (55), Sérgio Henrique Tenório de Sousa Bomfim (48), Vanessa Oiticica De Paiva Tenório Guimarães (44), Leonardo Máximo Barbosa (44), Lívia de Oliveira Lage (43) e Newton Vieira da Silva (42); os três suplentes eleitos foram Evandro Pires de Lemos Júnior (39), Teodomiro Andrade Neto (36) e Maurício De Carvalho Rêgo (35); e os demais Sérgio Ricardo Freire De Sousa Pepeu (30), Rosana Cólen Moreno (19) e Walter Campos de Oliveira com 12 votos.

 

Ao todo votaram 82 procuradores, mais até do que a última votação presencial. A apuração saiu automaticamente já que o Sistema Helios permite essa velocidade na apuração dos votos online. Durante todo o dia a Assessoria de Informática permaneceu atenta caso algum Procurador tivesse dificuldade no acesso ao sistema de votação – que é bastante utilizado por instituições públicas e privadas, em razão da praticidade, rapidez de votação, apuração, segurança, com auditoria aberta ao público, tratando-se de um software livre. Ao final do processo, a comissão eleitoral composta pelos Procuradores: Emmanuele Araújo Pacheco Marroquim, Ana Carolina Menezes Calheiros e Luís Fernando Demartine, através de uma vídeochamada  proferiu o resultado.

 

O Procurador-Geral do Estado, Francisco Malaquias, destacou a percepção dos colegas em abraçar com afinco o voto online como uma novidade entendendo o momento de pandemia com a necessidade do isolamento social. Ele deixou uma mensagem agradecendo a antiga composição do colegiado e torcendo que a nova composição obtenha resultados positivos durante o biênio. A seleção do programa para a votação foi feita com o apoio de Marcelo Queiroz Oliveira, técnico administrativo da UFAL e que foi Diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da universidade.

 
O QUE É

O Conselho Superior é órgão superior de deliberação coletiva, tem por finalidade o controle da observância dos princípios institucionais da Advocacia Geral do Estado e a supervisão das atividades da Procuradoria Geral do Estado, conforme dispõe o art, 6º, da Lei Complementar nº 07, de 18 de julho de 1991. É integrado pelo procurador-geral do Estado, que o preside, e por conselheiros eleitos pelos integrantes da categoria ativos.  

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR