Sesau fará lives sobre os protocolos sanitários nos serviços de reabilitação

29
Durante lives, Sesau vai orientar sobre protocolos sanitários para atender pessoas com deficiência em instituições de reabilitação

Para marcar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, iniciada no último dia 21 e que prossegue até a sexta-feira (28), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai promover duas lives sobre os protocolos sanitários que devem ser adotados nos serviços de reabilitação, durante a pandemia da Covid-19. As duas ações online irão mostrar às entidades, profissionais de saúde, usuários e seus familiares, como eles devem agir com a retomada das sessões de fisioterapia e equoteria, a partir da flexibilização do isolamento social e a chegada do chamado “novo normal”.

As duas lives irão reunir profissionais experientes com atuação nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs) e nas Clínicas de Equoterapia, serviços que garantem a inclusão social de centenas de alagoanos com algum tipo de deficiência. Os eventos são voltados para usuários e seus familiares, além de profissionais de saúde e integrantes da sociedade civil organizada, que desejem se inteirar sobre o trabalho desenvolvido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na reabilitação das pessoas com deficiência que, em Alagoas são 859.707, segundo o Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A primeira live acontece nesta terça-feira (25), às 20h, e terá como tema “Conhecendo os protocolos de recomendações sanitárias nos CERs em tempos de Pandemia”. O evento terá como facilitadora a supervisora de Cuidados à Pessoa com Deficiência da Sesau, Renata Bulhões, e as palestrantes serão a fisioterapeuta Rosivânia Nascimento, que atua na Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência da Secretaria de Saúde de Maceió, além da terapeuta ocupacional do CER III da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Janaína Cajueiro.

Já na quarta (26), as “Estratégias adotadas pelos serviços de equoterapia no atendimento aos praticantes em tempos de pandemia” será o tema da segunda live promovida pela Sesau, que também terá como facilitadora a supervisora de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Renata Bulhões. Os palestrantes serão a psicóloga Vera Maria Horne, especialista em Equoterapia para Desenvolvimento da Psicomotricidade; Rodrigo Regueira, formado em Equitação para Equoterapia pela Associação Nacional de Equoterapia (Ande Brasil) e Clarice Macedo, psicóloga especialista em Educação Especial e presidente da Associação de Equoterapia de Alagoas (AEA).

Como participar – Para assistir as lives, os interessados devem solicitar seu acesso, enviando um e-mail para o endereço suped.sesau@gmail.com. As lives irão ocorrer por meio da ferramenta Google Meet, serviço de comunicação por vídeo, desenvolvido pelo Google.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR