Alagoas a dentro: turismo rural fortalece produtos locais e movimentam economia

28
Entre as experiências possíveis, beber mel direto da colmeia é uma delas


Saindo do avião, do carro ou do ônibus, conhecendo novos lugares e entrando em uma cultura diferente da sua: essa é a rota do turista. Quem visita Alagoas e deseja se conectar à natureza pode levar de volta na memória mais do que as belas paisagens. Entre as experiências possíveis, estão tirar leite da vaca, conhecer o processo de produção da cachaça e até beber mel direto da colmeia, em pontos que vão do Sertão ao Litoral do já conhecido paraíso das águas. 


Essa vivência é conhecida como Turismo Rural, um segmento que vem crescendo no Brasil ao longo dos anos. O novo ramo visa a valorização de produtos locais e movimentação da economia, apresentando ao visitante um roteiro que vai além dos tradicionais atrativos turísticos, podendo atrair, também, novos investimentos para a área onde se desenvolve. 


Na terra de Zumbi, em União dos Palmares, o Apiário Zumbi recebe cerca de 30 pessoas, todos os sábados, que vêm de pousadas na região e também de visitas agendadas diretamente com a empresa. Lá, os visitantes podem degustar o mel diretamente da colmeia e adquirir os produtos.  “A ideia é levar a empresa adiante, fazendo um trabalho de fidelidade com o cliente. Quando você faz isso, apresenta o processo, a produção, ele entende como é o fluxo desde o cultivo até ele chegar a um supermercado, e dessa forma é impossível que ele não tenha confiança no produto e queira comprar”, explica Jean Ferreira, proprietário do Apiário. 


Garantido o mel, o almoço fica por conta do A Porteira, com cenários que remetem à cultura nordestina. Os visitantes são recebidos por Lucílio Vasconcelos, proprietário do restaurante, com uma animação contagiante, “batismo” de cachaça e jogos lúdicos antes da refeição. 


Após três horas de viagem o próximo destino é a cidade de Major Izidoro, conhecida como a terra do leite. O município tem a produção leiteira como principal atividade econômica desde 1921, quando a primeira vaca leiteira e a palma forrageira foram levadas para a região trazidas de Pernambuco.


Lá as experiências são para conhecer as fazendas históricas, tirar leite da vaca e conhecer o processo da produção leiteira. Durante o mês de setembro, há também o tradicional Torneio Leiteiro, onde há desfile de bezerros e crianças enfeitados, cavalgada e apresentação das vacas que são consideradas as maiores produtoras.  


“Queremos que as pessoas conheçam o processo desde quando tiramos o leite da vaca até ele estar na caixinha do supermercado. Já recebemos turistas e eles ficam encantados com o que veem, nossas fazendas, os desfiles no Torneio. Queremos que eles voltem. Nós despertamos para este segmento. Programas do Governo, como o Alagoas Maior, vem para mostrar o que o Estado tem de melhor para que possamos melhorar”, pontua Jeane Vieira, secretária municipal de Indústria, Comércio e Turismo. 


Mais duas horas de viagem e o sorvete frito de rapadura receberá o turista no Engenho São Lourenço, em Água Branca, no caminho para o Rio São Francisco. A convite da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Maurício Bezerra, proprietário do local, esteve na Ruraltur, em Venda Nova do Imigrante, no Espirito Santo.


Os 100 anos de história, desde a fundação na década de 20, conquistam os visitantes com seus produtos: a rapadura-  de diversos tamanhos e sabores-  açúcar mascavo, mel e sorvetes. Quem chega para almoçar no restaurante, que funciona há 11 anos, também encontra outros produtos da região, como artesanato e doces. 


“Recebemos muitos grupos de escola e faculdade. Eles vêm em dias de moagem e acompanham todo o nosso processo. Desde que voltamos do Espírito Santo temos trabalhado para implementar o que aprendemos. Além de vender os produtos que fazemos aqui, já temos a lojinha com os nossos parceiros. No segundo semestre, vamos abrir um prédio do engenho exclusivo para visitação e as pessoas poderão colocar a mão na massa, moer a cana, tomar o caldo e cozinhar”, expôs Maurício.


O crescimento do turismo rural em Alagoas é incentivado pelo Governo do Estado através de programas como o Alagoas Maior, executado pela Sedetur em parceria como Sebrae Alagoas, que possibilita a abertura de novos mercados e experiências que podem impulsionar os negócios locais. “Alagoas é um estado completo. Temos um destino turístico com atrações plurais, que vão desde lazer, aventura, ecoturismo, religioso até cultural e agronegócio, garantindo aos nossos visitantes uma gama de opções e atrativos na chegada ao nosso Estado. É muito importante que estejamos sempre estimulando as potencialidades do nosso turismo, para que ele seja a uma escolha que vai além de quem procura por mar e praia”, pontua Rafael Brito, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo. 


Quer visitar?
Apiário Zumbi
Endereço: União dos Palmares – Zona Rural, BR 104, KM 34
Contato: (82) 99823-4803

Restaurante A Porteira
Endereço: União dos Palmares – BR 104, KM 26
Contato: (82) 98862-0495

Visita a Major Izidoro
Contato: (82) 98807-6968

Engenho São Lourenço
Endereço: Água Branca – R. Lourenço Bezerra de Melo, s/n – Chácara São Lourenço
Contato: (82) 99902-9468

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR