Seades amplia busca ativa para positivados do novo coronavírus

32
Mais de 380 testes da Covid-19 foram realizados entre Palmeira dos Índios e Quebrangulo

Novos testes da Covid-19 foram realizados hoje (1º) nos municípios de Palmeira dos Índios e Quebrangulo. A busca ativa feita pela equipe de enfermagem do Centro de Acolhimento e Isolamento Social (CAIS) visa ao encaminhamento dos positivados para o cumprimento dos 14 dias de isolamento social.

Em Palmeira dos Índios, foram feitos 84 testes entre a população em situação de rua do Centro Pop, da Casa de Passagem, e também em abrigo de crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos. Já em Quebrangulo, procedeu-se à realização de 300 testes entre a população de maior vulnerabilidade social. 

“É muito importante a realização desta testagem, porque é difícil conseguir os testes pelo município. Nós já tivemos suspeitas de uma criança e tivemos também funcionários infectados. Então esta testagem é muito necessária”, explicou Quitéria dos Santos César, coordenadora para acolhimento institucional de crianças e adolescentes em Palmeira dos Índios. 

As testagens continuam durante toda a semana em outros municípios do estado; entre eles, Maceió e Paulo Jacinto. O resultado da ampliação é devido à procura dos municípios pelas equipes do Centro de Acolhimento. “A partir do momento em que a Seades divulgou a possibilidade de fazer a busca ativa in loco, as equipes do CAIS começaram a receber muitas demandas, e nós procuramos atender a todas elas”, explicou a coordenadora administrativa do CAIS, Daniella Gazzaneo.

Por ocasião dos testes, a Secretaria de Estado da Assistência Social e Desenvolvimento Social (Seades) tem feito também a entrega de máscaras de tecido, resultado do financiamento da Seades ao curso de bordado e renda do Centro de Recuperação e Educação Nutricional (CREN). 

Os testes utilizados têm o método RT- LAMP, que tem alto grau de confiabilidade e disponibilidade de resultado em 24 horas. Os kits foram disponibilizados pela Fundação Itaú, parceira da Seades na implantação do CAIS em Alagoas. Os infectados serão encaminhados ao Centro de Acolhimento, localizado em Maceió.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR