Seduc lança Escola 10 TV para fortalecer aprendizado de estudantes da Educação Básica

39
Conteúdo abrange diversas modalidades do ensino básico

Com o intuito de fortalecer o aprendizado de estudantes da Educação Básica, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Projeto Vamos Aprender, está disponibilizando gratuitamente programas educativos para redes de ensino. Os conteúdos da chamada Escola 10 TV são dirigidos a estudantes da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio e podem ser acessados pelo site https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/escola-10-tv.

No total, são 320 programas pedagógicos disponíveis, que envolvem desde vídeos interativos, com conteúdo didático e exercícios, até textos e orientações em todas as áreas de conhecimento contempladas no conteúdo.

“O Projeto Vamos Aprender tem a perspectiva de apoiar Estados e Municípios oferecendo conteúdos que podem ser vinculados à TV e à internet, em plataformas digitais. Ele auxilia tanto os alunos quanto professores na condução das aulas, principalmente neste momento de pandemia do coronavírus. É uma iniciativa do Conselho Estadual de Educação, o Consed, a União dos Dirigentes Municipais de Educação, a Undime, dentre outros parceiros”, enfatiza Ricardo Lisboa, superintendente de Políticas Educacionais da Seduc.

Conteúdos – É possível encontrar material específico para cada modalidade de ensino. A programação semanal da Educação Infantil TV, por exemplo, busca apoiar as famílias de forma que a função cuidar/educar seja efetivada e que os vínculos da escola sejam fortalecidos junto às crianças por meio de recursos midiáticos, aplicativos de utilização online, meios de comunicação ou de materiais impressos entregues nas residências. No site https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/educacao-infantil-tv há ainda vídeos que engajam e ampliam os saberes da criançada com animações, leituras e contação de histórias, vídeos educativos, além de propostas de construção que usam movimentos para dançar, brincar e se exercitar.

Para o  Ensino Fundamental, a proposta é que os estudantes se aproximem do desenvolvimento do ensino da aprendizagem, de modo a contribuir para a qualidade do ensino. Para acessar os conteúdos, é só clicar no site: https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/ensino-fundamental-tv.

Já a TV Foca no Enem da Escola Web é um espaço de estudo complementar destinado para os estudantes do Ensino Médio cujo objetivo é mobilizar e preparar as turmas concluintes para o exame. Para estudar, basta acessar o site https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/pagina/tv-foca-no-enem.

Escola Web – A Seduc também oferece a plataforma Escola Web (https://www.escolaweb.educacao.al.gov.br/) com milhares de Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA). E para os alunos que não têm nenhum acesso à internet, as escolas disponibilizam material impresso.

No site Escola Web, as atividades desenvolvidas e apresentadas nos Roteiros de Estudos Semanais são organizadas por cada área de conhecimento, com a finalidade de promover o compartilhamento de experiências, dúvidas e materiais de apoio entre estudantes e professores da rede de ensino estadual.

Vamos Aprender – Já o Projeto Vamos Aprender disponibiliza episódios que contemplam todas as áreas do conhecimento, incluindo conteúdos transversais ou multidisciplinares com Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os conteúdos pedagógicos estão disponíveis também para os alunos das redes municipais de ensino.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR