Centrais de Triagem de AL aplicaram mais de 940 testes de Covid-19 na última semana

24

Unidades de Maceió atendem todos os dias semana, das 7h às 19 e, em Arapiraca, assistência ocorre 24 horas

As três Centrais de Triagem estaduais, localizadas em Arapiraca e Maceió, testaram 941 pessoas contra a Covid-19 na última semana. Do total, 125 novos casos da doença foram confirmados nas unidades, que são gerenciadas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e funcionam de domingo a domingo.

A Central de Triagem de Arapiraca, que funciona no Ginásio João Paulo II, registrou o maior número de testes aplicados e de casos confirmados. Entre os dias 14 a 20 deste mês, os técnicos da unidade, que atendem 24 horas por dia, testaram 370 pessoas e confirmaram a Covid-19 em 79 delas.

Na sequência ficou a Central de Triagem localizada no Shopping Pátio Maceió, na pista de acesso ao bairro Benedito Bentes. No mesmo período, a unidade, que funciona das 7h às 19h, aplicou 314 testes rápidos e constatou 25 casos positivos da Covid-19.

Já a Central de Triagem situada no Ginásio do Sesi, no bairro Trapiche, também na capital alagoana, contabilizou o menor número de testes aplicados e de casos confirmados. Atendendo das 7h às 19h, na última semana a unidade contabilizou 257 testes feitos e 21 novos casos de Covid-19 confirmados.

Atendimento – As três Centrais de Triagem para o diagnóstico da Covid-19 atendem usuários que apresentam sintomas gripais. Com relação ao teste rápido para diagnóstico da doença, ocorre a prescrição caso o paciente esteja apresentando sintomas há pelo menos oito dias. Para ser atendido, é necessário portar um comprovante de residência, documento de identificação com foto e o Cartão SUS.

“Caso não haja indicação para aplicação do teste rápido, mas, o usuário não esteja se sentindo bem, iremos atendê-lo e prestaremos as orientações necessárias. É importante ressaltar que, entre os sintomas analisados, está tosse, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar, além de temperatura corporal igual ou superior a 37.6 graus”, salientou a coordenadora da Central de Triagem situada no Ginásio do Sesi, Maryana Costa.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR