Voo regular entre Maceió e Lisboa inaugura nova era para o turismo de Alagoas

36
Ao pousar, a aeronave foi recebida com jatos d’água, que simbolizam o batismo, tradição da aviação mundial

Comandada pela pilota Blanca Vico, a aeronave modelo A-321neoLR tocou o solo alagoano às 19h47 da sexta-feira (02). Estava inaugurado o primeiro voo regular ligando o estado à Europa, a partir de Lisboa (PT). A operação é fruto de dois anos de negociações entre a companhia aérea portuguesa TAP e o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur).

O voo histórico trouxe a bordo o governador Renan Filho e o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, que falaram da importância da nova rota para a economia alagoana, especialmente à atividade turística, que cresce e se consolida em todo o estado.

“A gente traz para Alagoas agora um voo que é um divisor de águas, porque, pela primeira vez, vamos ter um voo regular três vezes por semana, direto para a Europa. Isso vai trazer mais turistas com alto poder aquisitivo, dinamizar o nosso mercado, fortalecer o consumo, melhorar o mercado imobiliário; vai ajudar, sem dúvidas, a gerar emprego e renda por aqui”, comemorou Renan Filho, ao lado da primeira-dama, Renata Calheiros, que o acompanhou no voo inaugural.

Rafael Brito recordou os dois longos anos de negociação com a companhia portuguesa TAP e de expectativa para que, enfim, a operação fosse concretizada. Para ele, a nova rota eleva Alagoas a outro patamar e abre um leque de oportunidades a todo o setor turístico com novos investimentos e geração de emprego e renda.

“Esse é o voo mais importante da nossa história”, considerou o secretário. “Depois de exatos onze anos sem lançar uma nova rota no Brasil, o voo da TAP Lisboa-Maceió está sendo inaugurado. Entramos de vez no mapa do mundo com conexão direta com toda a Europa”, comemorou.

Ao pousar no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, a aeronave, com capacidade para 168 passageiros, foi recebida com jatos d’água, que simbolizam o batismo, uma tradição da aviação mundial para celebrar feitos marcantes. Os passageiros foram saudados e recepcionados no ritmo dos folguedos alagoanos. Eles receberam um kit especial contendo brindes artesanais, que fazem alusão às belezas e atrativos do estado.

“Foi uma emoção muito grande e agora estamos mais curiosos ainda em conhecer as belezas naturais, as águas de Alagoas”, confessou a turista portuguesa Ana Matos, pela primeira vez no estado.

O voo regular da TAP também vai ajudar o desenvolvedor de software Geovane Silva, que mora em Lisboa há dois anos, a se conectar fisicamente com a família em Maceió com mais frequência.

“É fantástico, porque eu moro lá e minha família está aqui. Isso facilita e aproxima bastante o contato mais frequente com eles. Antes, eu tinha de ir para Recife; era uma contramão muito grande e agora é fácil: pego um táxi, vou ao aeroporto e estou em Portugal”, disse Geovane, enquanto aguardava um táxi que o levaria ao encontro dos familiares.

PIB

Renan Filho destacou a força do turismo na economia alagoana, cuja atividade começa a despontar com protagonismo na capital e se fortalece no interior do estado.

“Eu digo sempre que o turismo tinha um espaço grande em nosso coração, mas não tão grande na economia. Agora, cada vez mais, ele passa a ser representativo no PIB. O turismo, aliás, já é quem mais emprega em Maceió com carteira assinada, só isso já demonstra a força dessa atividade. E mais: a cada dia a gente cresce no interior. Daqui a pouco, o turismo vai ser também o maior gerador de emprego no interior de Alagoas”, projeta o governador.

O vice-presidente de Marketing e Comercial da TAP, Abílio Martins, afirmou que a chegada do voo regular é um momento histórico, também, para a companhia aérea e uma demonstração de compromisso da empresa com o país.

“A TAP é a companhia que mais conecta o Brasil a Europa. Nós temos dez rotas, nesse momento e já estamos operando oito com esta daqui. A aposta neste voo a Alagoas deve-se muito, não só à persistência, mas ao apoio do governador e de toda a área do turismo do estado. A TAP, com muito prazer e nessas condições difíceis, quer com esse voo precisamente mostrar o compromisso com o Brasil”, declarou Martins.

Horários

Com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) de Alagoas, 15 bares e restaurantes exibiram em telões a chegada do voo inaugural a Alagoas. A transmissão ao vivo pôde ser acompanhada na orla da capital e nos shoppings Maceió e Parque Shopping.  A ação também foi transmitida pelas redes sociais oficiais do governo de Alagoas, com apresentação da jornalista Gilka Mafra.

Por causa da inauguração, os voos acontecem em horário excepcional, com o trecho de volta ocorrendo neste sábado (03). A decolagem de Maceió está marcada para as 19h10, com chegada prevista a Lisboa às 7 horas, horário português.

Regularmente, os voos acontecerão às sextas e aos domingos, com partida prevista para as 23h45 de Maceió, horário de Brasília, e chegada a Lisboa às 12h30, horário português. Já no trecho de volta, o voo parte da capital portuguesa às 18h30 e chega ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares às 22h30, já no fuso alagoano. Os voos migram para as terças e sábados a partir do dia 27 de outubro.

{joomplucat:10413 limit=20|columns=4}

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR