Escolas estaduais recebem cartões com crédito para aquisição de merenda

26
Escolas estaduais recebem cartões com crédito para aquisição de merenda

As escolas da rede estadual começaram a receber os cartões de crédito que serão usados para aquisição de itens alimentícios, que irão compor os kits merendas a serem entregues para 176 mil estudantes da rede. Ao todo, são R$ 1,7 milhões em crédito com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) que contemplarão 307 unidades de ensino.

Desde o início da semana, as Gerências Regionais de Educação (Geres) promovem a entrega dos cartões aos gestores escolares. Esta é a sexta parcela, primeira neste novo formato, do total de dez a serem repassadas até o final do ano letivo, previsto para fevereiro de 2021. A novidade promete agilizar o processo de aquisição e repasse de alimentos.

“Com o cartão, os gestores farão a compra da merenda e pagarão automaticamente, o que antes era efetuado com cheques. Cada escola receberá um crédito, de acordo com o número de alunos. O uso do cartão facilita a compra e agiliza a prestação de contas também, pois, no final de cada mês, eles recebem uma fatura sabendo o que gastaram”, explicou a superintendente de Rede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Roseane Vasconcelos.

Praticidade – Os gerentes regionais de Educação destacam a importância da iniciativa. “Essa proposta é muito positiva, pois facilita o acesso ao estudante e permite que as escolas se organizem com mais tranquilidade e praticidade para distribuição desses kits”, destacou Sérgio Rocha, gerente da 12ª Gere – que abrange Rio Largo e municípios vizinhos –, onde, ao todo, 20 unidades receberam os cartões.

“O mundo vive um momento crítico com a pandemia do coronavírus e esses cartões facilitarão a compra dos gêneros alimentícios para a confecção dos kits”, complementou Claudean Ferro, gerente da 3ª Gere, que abrange Palmeira dos Índios e municípios vizinhos, totalizando 33 escolas.

Portaria – A medida é consequência de portaria publicada pela Seduc no Diário Oficial do Estado de Alagoas (DOE) de 28 de setembro e que regulamenta a aquisição de entrega de kits de alimentação para os alunos da rede estadual de ensino com recursos provenientes do PNAE. Cada escola vai criar estratégias para dar continuidade ao fornecimento da merenda aos estudantes, levando em consideração todos os procedimentos para evitar aglomerações no período de distribuição.

“Vamos buscar atender, com o máximo de eficiência, o alcance de bons resultados em todas as questões que envolvem, direta ou indiretamente, o desempenho da política de educação. Hoje tivemos este momento oportuno, com gerentes e superintendentes, para tratar com relação à merenda, mas nosso intuito é poder visitar as escolas, não agora, enquanto vazias, mas passando este momento, quando estiverem repletas dos nossos alunos”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Fábio Guedes, durante entrega dos cartões aos gerentes regionais de Educação.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR