CRIA promove webnário sobre prematuridade nesta terça (17)

30
 Debate com especialistas faz parte da programação do Novembro Roxo

No dia Mundial da Prematuridade (17), o programa Criança Alagoana (CRIA) realiza uma live com especialistas para conscientizar à comunidade sobre a importância dos cuidados com os bebês nascido antes de 37 semanas de gestação. Para acompanhar basta acessar o canal do Youtube do Criança Alagoana, amanhã, às 9h.

O webnário foi organizado pelo Núcleo da Saúde do CRIA em parceria com o Hospital Universitário. A campanha nacional do Novembro Roxo, mês de alerta sobre os riscos da prematuridade, tem como tema esse ano: Juntos pelos prematuros – Cuidando do Futuro.

Dentro dessa proposta, o primeiro tema do webnário será os cuidados com o cérebro dos bebês, tendo como palestrante a neonatologista Sirmani Melo Frazão. A segunda explanação será sobre o efeito protetor do leite materno, com a nutricionista Mônica Assunção.

Outro tema de importância trazido pelo webnário será o início da alimentação oral, assunto abordado pela fonoaudióloga Conceição de Santana. E para finalizar a live, o fisioterapeuta Lucilo Ribeiro falará sobre o neurodesenvolvimento na prematuridade.

A programação no Novembro Roxo se estenderá por todo mês, com atividades na Maternidade Santa Mônica, em Maceió, e no Hospital Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca (ver programação abaixo).

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a prematuridade é a primeira causa de mortalidade infantil em todo o mundo. Segundo dados da UNICEF e do Ministério da Saúde, 11,7% de todos os partos realizados no país são prematuros. Esse percentual coloca o Brasil na 10ª posição entre os países onde mais nascem crianças prematuras.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR