Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas celebra 73 anos de criação

25
Solenidade ocorreu no Quartel Geral com formatura, promoções e medalha do mérito

Há 73 anos, no dia 29 de novembro de 1947, era criado o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), ainda na estrutura da Polícia Militar de Alagoas. Após alguns anos, houve a emancipação do CBMAL, que comemorou mais um ano de serviços prestados à sociedade alagoana. E para celebrar esta data especial, a corporação realizou uma solenidade de aniversário no Quartel do Comando Geral, na terça-feira, 1º, com a tropa formada e diversas autoridades.

A solenidade contou com a formatura de dois cursos. Um deles foi o de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS), que é obrigatório e prepara o sargento para galgar novas graduações em sua carreira. A edição deste ano foi realizada na modalidade à distância por conta da pandemia e formou 28 sargentos, após três meses de curso.

                                                                                 

Já o Curso de Abordagem Técnica a Tentativas de Suicídio (CATTS) foi o primeiro curso operacional a ser realizado presencialmente este ano, formando vinte bombeiros militares, três policiais militares e uma policial civil, prontos a atuar tecnicamente em ocorrências que envolvem tentativas de suicídio, a qual apresenta uma recorrência significativa na sociedade.

Outro momento importante foi a assinatura do convênio entre o CBMAL e a Prefeitura Municipal de Piranhas, para a abertura de um novo quartel da corporação no interior do estado. O convênio faz parte do plano de expansão, em um formato de serviço essencial, que irá promover ainda mais segurança à população. Além de Piranhas, há a previsão de abertura de outras unidades operacionais em municípios alagoanos estratégicos.

Foram realizadas também as promoções de oficiais e praças, com dois oficiais promovidos ao posto de coronel, o último posto da corporação. Além disso, houve a entrega da Medalha do Mérito Bombeiro Militar a cinco autoridades civis e a 38 militares que contribuíram para o crescimento do CBMAL.

Para o comandante geral do CBMAL, coronel André Madeiro, a corporação inicia mais um ciclo com muitos avanços. “Enfrentar esse momento de pandemia não foi fácil, mas nós nunca paramos, buscando nos adequar a toda essa conjuntura. Podemos destacar vários avanços deste ano, como aquisição de novos equipamentos, processos de aquisição de uma nova viatura de combate a incêndio, realização de cursos de capacitação, elaboração das novas Instruções Técnicas e abertura de novos quartéis no interior. Quem está de parabéns hoje é a sociedade alagoana pelos 73 anos da corporação, que conta com profissionais do mais alto nível, prestando todo apoio, solidariedade e vigor na nobre missão de salvar vidas. A todos os senhores muito obrigado e que Deus os abençoe”, discursou o comandante geral.

Após o discurso, a tropa desfilou em continência ao comandante geral, coronel André. A solenidade contou com a presença de várias autoridades, como o capitão dos portos, o capitão-de-fragata Wendell Petrocelli; o comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizada, coronel Gadelha; o comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Maceió, major aviador Luciano Bacellar; a prefeita de Piranhas, Maristela Sena; o chefe especial aéreo da Segurança Pública, major Diego Mendonça; o secretário executivo de Saúde de Alagoas, Marcos Ramalho, entre outras.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR