Imprensa Oficial: Coleção Romeu de Avelar ganha prêmio no Brasil Design Ward

25
Coleção Romeu de Avelar ganha prêmio no Brasil Design Ward

A Imprensa Oficial Graciliano Ramos foi uma das vencedoras da 10ª edição do Brasil Design Award – BDA’20. A premiação é organizada pela Associação Brasileira de Empresas de Design (Abedesign) e existe desde 2009. O resultado do prêmio foi divulgado nessa quarta-feira (9), durante uma transmissão ao vivo. A Coleção Romeu de Avelar, criada pelo designer gráfico Roger Ferraz, ganhou bronze na categoria Design Editorial.

O prêmio conta com 10 categorias principais: BrandingCraft For DesignDesign de AmbienteDesign de EmbalagemDesign de Impacto PositivoDesign de ProdutoDesign de ServiçoDesign DigitalDesign Editorial e Design Gráfico. As categorias são divididas em 72 subcategorias e buscam representar o cenário do design nacional.

Com um projeto gráfico impactante, a ColeçãoRomeu de Avelar se destacou entre os quase 1500 projetos inscritos nesta edição do prêmio e levou o bronze na subcategoria Design Editorial – Livro. Os três livros que compõem a coleção – CalabarOs Devassos e Tântalos – estavam fora do catálogo das editoras há algumas décadas. As novas edições da Imprensa Oficial Graciliano Ramos resgatam e apresentam aos leitores contemporâneos obras, até então, consideradas raras do escritor alagoano.

“Com o objetivo de popularizar a obra do autor, as capas dos livros precisavam contar com elementos figurativos, que possibilitassem uma relação rápida e direta entre imagem e conteúdo. Além disso, queríamos traduzir, também, o caráter destemido de quem os escreveu. Sendo assim, nas capas, além das imagens de fundo – gravuras, fotografias e pinturas –, existem elementos gráficos que interagem com os títulos e demais conteúdos de texto”, afirma Roger Ferraz, ao explicar o processo criativo da coleção, que foi lançada no ano passado, durante a 9ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

Outras premiações

Em 2019, a Imprensa Oficial Graciliano Ramos marcou presença em outro prêmio importante do Design brasileiro: a 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico. As capas dos livros do Edital para Publicações de Obras Literárias 2017 ficaram entre os 52 projetos destaques do evento, que contou com uma exposição física no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR).

Esses prêmios evidenciam o respaldo conquistado pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos no mercado editorial, a partir da confecção de seus livros, como destaca Roger Ferraz: “Desde 2012, ano em que comecei a trabalhar na área editorial da Imprensa Oficial, pude conviver com excelentes profissionais da cadeia produtiva do livro. Foram designers, editores de arte e de texto, revisores e impressores gráficos que amam o que fazem. Acho que fazer um bom design passa por isso também. Essa qualidade se reflete nas premiações que temos conquistado”.

10º Brasil Design Award

O vídeo da cerimônia de premiação da 10ª edição do Brasil Design Award (BDA’20) está disponível no youtube, no canal da Abedesign, para quem desejar assistir à cerimônia e conhecer os outros projetos premiados. Já os livros da coleção Romeu de Avelar, estão disponíveis para compra na loja física da Imprensa Oficial Graciliano Ramos e também na loja virtual.

Equipe técnica da Coleção Romeu de Avelar

Projeto Gráfico e Diagramação: Roger Ferraz

Revisão: Maria Luzimar Fernandes

Coordenação Editorial: Patrycia Monteiro

Editor de Arte: Fernando Rizzotto

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR