Viaduto da PRF: viaduto e túneis serão liberados para tráfego de veículos nesta terça, 22

32
Inicialmente, apenas duas das três faixas do viaduto serão liberadas, por sentido, e uma das duas faixas dos túneis será liberada no momento. Todos os trechos contarão com a sinalização necessária para funcionamento com segurança.

O trânsito caótico da parte alta de Maceió, no entroncamento das rodovias federais BR-316 e BR-104, no Tabuleiro do Martins, ganhará fôlego a partir desta terça-feira, 22. O governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, participarão da abertura parcial do tráfego de veículos pelas vias do viaduto e dos túneis do complexo viário do Viaduto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que acontecerá no início da tarde.

Inicialmente, apenas duas das três faixas do viaduto serão liberadas, por sentido, e uma das duas faixas dos túneis será liberada no momento. Todos os trechos contarão com a sinalização necessária para funcionamento com segurança. De acordo com o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, nos próximos dias, com a conclusão da totalidade da obra, todas as faixas estarão em pleno funcionamento.

“Até fevereiro de 2021 teremos as seis faixas elevadas e contínuas de ambos os viadutos em atividade, sendo duas delas voltadas para o deslocamento de carros e motos e, a terceira, de uso exclusivo do transporte coletivo, mantendo o mesmo perfil de tráfego da Avenida Fernandes Lima”, explicou o secretário, afirmando ainda que a localização acima da rotatória já foi pensada para atuar também como etapa que procede a futura implantação do corredor de transporte de massa de Maceió.

Junto com o viaduto, que se encarregará do fluxo de tráfego mais crítico, ligando a Avenida Durval de Góes Monteiro ao aeroporto – e vice-versa, os túneis aliviarão o congestionamento nos fluxos Centro/Satuba e Aeroporto/Avenida Menino Marcelo. (Confira nos mapas abaixo)

Não ocorrerão mudanças, entretanto, para os sentidos das alças laterais, que continuam a operar em nível nos sentidos: Centro/Av. Menino Marcelo, Av. Menino Marcelo/Aeroporto, Aeroporto/Satuba e Satuba/Centro. Da mesma forma, também em nível, todos os retornos serão feitos na rotatória, embaixo do viaduto.

Paralelamente à liberação das vias, serão continuados os serviços complementares de construção de passeios e ciclovia, implantação da iluminação, urbanização do entorno e pequenos complementos nas capas asfálticas e de concreto das faixas. A implantação do viaduto da PRF é resultado de um convênio firmado entre o governo estadual e o governo federal, por meio do DNIT/Ministério dos Transportes, com um investimento de cerca de R$ 80 milhões.

“A construção do viaduto da PRF é um marco para o Governo do Estado e, sobretudo, para os alagoanos. Essa era uma obra necessária para Maceió há muitos anos. O entroncamento da BR-104 com BR-316 era um dos principais gargalos em mobilidade urbana da capital. Visualizando esse problema e com total aval do governador Renan Filho, conseguimos colocar em prática um dos projetos mais estratégicos no que diz respeito à alternativa viária em Maceió. Estamos liberando parcialmente o complexo viário nesta terça e, até fevereiro, a obra será inaugurada e entregue por completo à população”, destacou Mosart Amaral.

Conheça os movimentos:

Viaduto:

Centro/Aeroporto

– Aeroporto/Centro

 viaduto

Túneis:

Centro/Satuba

– Aeroporto/Av. Menino Marcelo

 tuneis

Em nível – alças laterais:

– Centro/Av. Menino Marcelo

– Av. Menino Marcelo/Aeroporto

– Aeroporto/Satuba

– Satuba/Centro

 laterais

Em nível na rotatória – retornos:

– Aeroporto/Aeroporto

– Satuba/Satuba

– Av. Durval de Góes Monteiro/Av. Durval de Góes Monteiro

– Av. Menino Marcelo/Av. Menino Marcelo

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR