Com revitalização, Feira do Gado de Dois Riachos cumprirá ainda mais seu papel econômico

30
Governador Renan Filho entregou as novas instalações da Feira do Gado nesta terça-feira (22), em Dois Riachos

As novas instalações da Feira do Gado Valdemar Camilo, em Dois Riachos, município sertanejo localizado a 200 km de Maceió, foram entregues na manhã desta terça-feira (22) pelo governador Renan Filho e o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura, João Lessa. Foram investidos mais de R$ 2,7 milhões em melhorias estruturais com recursos próprios do Governo de Alagoas.

Renan Filho ressaltou que a Feira do Gado de Dois Riachos é uma das mais tradicionais de Alagoas e que, revitalizada, vai cumprir um papel econômico ainda maior.

“Elevar a comercialização de animais aqui significa garantir mais emprego para o Sertão, distribuir melhor a renda na região e, portanto, aquecer a economia”, avaliou Renan Filho.

O prefeito de Dois Riachos, Ramon Camilo, afirmou que a história da Feira do Gado se confunde com a do município sertanejo. De acordo com o gestor, o equipamento começa a funcionar no início de janeiro de 2021. A Feira do Gado Valdemar Camilo leva o nome do avô do prefeito, que foi pecuarista.

“É um instrumento importante para a comercialização de animais, nossa principal característica econômica. Ela representa muito para a arrecadação do nosso município, sem falar da geração de emprego e renda”, destacou Ramon Camilo.

A Feira do Gado de Dois Riachos existe há mais de 40 anos. Suas atividades foram suspensas em março por conta da pandemia e das obras de reforma.

“Trata-se de um equipamento público muito importante para a região. Aqui serão comercializados cerca de R$ 25 milhões por mês e isso é muito significativo”, considerou o secretário João Lessa.

Antes das obras, as instalações eram precárias, não ofertavam a mínima condição de controle sanitário. O espaço conta, agora, com instalações adequadas voltadas à comercialização dos animais, de alimentos e utensílios. São 120 currais com bebedouros e toda uma estrutura que possibilita o bem-estar animal e condições seguras aos frequentadores.

“A estrutura foi melhorada levando em consideração o bem-estar animal e a segurança das pessoas. Antes era uma situação de total precariedade, os currais funcionavam na base da gambiarra (improviso). Os animais fugiam, se misturavam com as pessoas e por isso ocorriam muitos acidentes, de maneira que essa hoje é uma estrutura ideal”, constatou o criador Eduardo Fontes, 61 anos, morador de Santana do Ipanema.

As instalações foram projetadas para 1.200 animais de pequeno e grande portes. A feira reúne, por dia, mais de 120 vendedores e criadores, oriundos dos estados de Sergipe, Pernambuco e Bahia, além de Alagoas.

Participaram, ainda, da solenidade em Dois Riachos o diretor-presidente da Agência de Defesa e Inspeção Animal (Adeal), Isaac Albuquerque; da Emater, Adalberon Sá Júnior; os prefeitos de Cacimbinhas, Hugo Wanderley; e de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões; dentre outras autoridades.

Rodovias e acessos

Ainda em Dois Riachos, Renan Filho garantiu aos moradores do município, presentes ao evento, que em breve vai iniciar a pavimentação em asfalto do acesso ao Povoado do Pai Mané. Ele destacou que grandes obras estão em andamento na região, a exemplo da construção do Hospital Regional do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia; da Adutora da Bacia Leiteira e da implantação da estrada que liga Carneiros a Santana do Ipanema.

“Depois vamos ligar Carneiros a Senador Rui Palmeira, Olivença à cidade de Batalha e vamos iniciar – essa que será a maior obra para o Sertão de Alagoas – a duplicação de Arapiraca a Delmiro Gouveia. O primeiro trecho, de Arapiraca a Olho D’Água das Flores, eu já vou publicar o resultado (da licitação) nos próximos dias para iniciar a obra em janeiro”, garantiu Renan Filho.

A implantação da Rota do Feijão foi outra obra viária abordada pelo governador.

“Trata-se de uma estrada que liga o município de Inhapi até Piranhas, mas especificamente ao distrito de Piau. Será uma grande integração do Sertão alagoano. Isso vai facilitar muito o trânsito e o escoamento da produção, além de aproximar a região da duplicação da AL-220, que estamos fazendo. Espero, nos próximos cinco meses, iniciar essa obra até o meio do ano que vem para entregá-la ainda como governador”, projetou.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR