Parceria entre Governo e startup oferece 10 mil bolsas gratuitas em cursos de tecnologia

13
Professores, estudantes e profissionais em geral poderão se inscrever na plataforma OxeTech e ter acesso a mais de 10 cursos diferentes

Levar você para o mercado de trabalho tecnológico alagoano, esse é o propósito da parceria entre o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), e a startup Digital Innovation One. Serão mais de 10 cursos de capacitação na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (Tics) e em áreas correlatas, disponíveis de forma gratuita para os alagoanos na plataforma OxeTech. O lançamento acontecerá na próxima quinta-feira, 21, às 10h no canal Secti Alagoas no Youtube.

Podem participar estudantes do ensino médio e superior, profissionais da educação e profissionais em geral. Os cursos ofertados nessa primeira etapa, todos on-line, serão: React Web Developer, Java Developer, JavaScript Game Developer, HTML Web Developer, Node.js Web Developer, Desenvolvedor Back-End PHP, Desenvolvedor Fullstack Python, Cloud Computing & Serverless, Desenvolvedor Front-end Angular, Desenvolvedor Front-end ReactJS e Especialista em Inovação Digital.

Segundo o secretário da Secti, Rodrigo Rossiter, o lançamento desta plataforma é a primeira etapa de um programa que será dividio em três partes, democratizando o aprendizado em tecnologia e capacitando milhares de desenvolvedores para suprir o déficit do mercado nacional.

“O programa Oxetech Lab será dividido em três etapas. Neste primeiro momento, lançaremos a plataforma digital, dia 21, e, posteriormente, os laboratórios presenciais, além da inserção dessa metadologia no plano educacional do estado de Alagoas”, explicou Rodrigo.

Além disso, o secretário ressaltou que, em breve, teremos também o Teachers in Tech, uma comunidade da Digital Innovation One, focada em unir profissionais da educação de todo o Brasil, auxiliando o participante a utilizar tecnologias para gerar novas oportunidades aos seus alunos e fazendo a conexão com líderes de grandes empresas. “Com esse projeto, realizaremos, mensalmente, eventos para fomentar essa comunidade no nosso Estado”, disse o sercretário.

De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), no Brasil são formados apenas 36 mil pessoas com perfil tecnológico por ano, mas seriam necessários 70 mil profissionais para suprir a demanda desse mercado que não para de crescer e oferece grandes oportunidades de carreira.

Para Victor Haruo, Head de Parcerias da Digital Innovation One, a doação dessas bolsas gratuitas de cursos de tecnologia faz parte do DNA da startup que tem como objetivo democratizar o conhecimento em desenvolvimento de software e tecnologias exponenciais, acelerando a formação de mais de 5 milhões de talentos digitais no país inteiro, resultando em um maior desenvolvimento econômico da região do Maranhão e tendo o potencial de mudar a vida de milhares de jovens profissionais que buscam capacitação para entrar em um dos mercados que mais crescem no mundo.

 Sobre a Digital Innovation One

Fundada em 2018, a Digital Innovation One é a primeira plataforma Open Education brasileira que tem como objetivo Democratizar o conhecimento em desenvolvimento de software e tecnologias exponenciais para acelerar a formação de mais de 5 milhões de talentos digitais, conectando-os com grandes oportunidades que potencializam o desenvolvimento socioeconômico regional. Atualmente o ecossistema da startup conta com mais de 300 mil desenvolvedores de software, 160 instituições de ensino parceiras, 450 mentores de tecnologia e mais de 1.000 empresas conectadas por meio de programas educacionais.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR