Seduc promove encontro tecnológico on-line nos dias 27 e 28

13
Transmissão ocorre às 9h pelo YouTube Educação Alagoas

A tríade Ciência, Tecnologia e Inovação (cuja sigla em inglês remete ao termo STEAM) oportuniza o aprimoramento da formação de docentes, como também de seus alunos. Foi pensando nisso – e com o intuito de propiciar melhorias no ensino da Rede Estadual de Alagoas – que a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai promover o STEAM TechCamp Alagoas nos dias 27 e 28, com transmissão on-line a partir das 9h pelo YouTube (Educação Alagoas).

O evento é gratuito e destinado a professores das redes públicas de Alagoas. O objetivo é desenvolver projetos multidisciplinares, preparando, assim, os professores com formações virtuais e os estudantes para os desafios do pós-pandemia, com base na metodologia STEAM – ambiente apropriado à inovação no aprendizado e na educação.

A Gerente da Educação Básica e Coordenadora do Núcleo Estratégico de Formação Continuada da Seduc/AL, professora Fabiana Dias, informa como vai funcionar o evento.

“No decorrer do evento virtual, vamos ter oficinas com a equipe de formadores e com técnicos de inovação e tecnologia. O intuito é discutir o uso das metodologias a partir do STEAM, para que seja desenvolvido na prática pedagógica e, assim, ser compartilhado com a sociedade as boas práticas das escolas estaduais”, frisa.

Para realizar a inscrição, os professores precisam preencher o link deste sitehttps://doity.com.br/steam-techcamp-alagoas

A robótica – O professor Urandy Carlos, do Centro Estadual Cyro Accioly, explica como o seu projeto, dentre as 12 propostas, foi selecionado para a Implantação de Práticas Educativas Inovadoras de STEAM.

“O projeto foi adaptado e aplicado aos conceitos básicos de robótica educacional para facilitar a aprendizagem física para o Enem, especificamente para os estudantes de baixa visão ou com perda total. Desenvolvemos as atividades em problematização inicial, organização e aplicação do conhecimento. Para mim, é gratificante aprender com os profissionais na área de STEAM”, disse.

Urandy explica como foram realizados os procedimentos dos materiais no cotidiano dos alunos. “O material didático contou com um potenciômetro, Leds comum e Led Rgb, alguns resistores, cabos Jumpers, uma fonte de alimentação de 06V e outra de 09V, além de rodas. Os experimentos têm o intuito de possibilitar uma construção simples, por meio de doações e de objetos eletrônicos, que facilita o acesso a integração da teoria e prática nas salas de aulas”, enfatiza. 

O projeto –  O STEAM Techcamp Alagoas faz parte do programa STEM TechCamp BRASIL, que é uma iniciativa da Embaixada dos EUA no Brasil, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).

O programa visa estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das secretarias estaduais de Educação e professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEAM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar.

•  Confira abaixo a programação do evento:

-Quarta-feira (27):

• 9h – abertura;

• 9h20 – STEAM na Educação Básica e Laboratórios de Aprendizagem da Seduc: Novos Espaços Interdisciplinares;

• 14h – Pesquisa Científica e Feira de Ciências, Meninas na Ciência e Lançamento de Foguetes: uma odisseia no aprendizado.

-Quinta-feira (28):

• 9h – Código Criativo e Scratch Day;

• 14h – Continuum Curricular 20/21: avaliação diagnóstica e a plataforma de apoio às aprendizagens, ensino fundamental (ano finais e iniciais) e ensino médio.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR