Hemoal: Posso doar sangue após me vacinar contra a Covid-19? Hematologista tira dúvida

15
Ao tomar a CoronaVac intervalo para doar sangue é de dois dias e de 7 para a AstraZeneca

Para que o ato de doar sangue seja eficaz, ele deve ser seguro para o doador e para o receptor, ou seja, para o paciente que irá receber a transfusão. E, para garantir esta segurança, há alguns pré-requisitos exigidos do voluntário que se candidata à doação de sangue. Entre eles, estão os prazos que devem ser respeitados ao tomar alguns medicamentos ou vacinas. No caso dos imunizantes contra a Covid-19, a orientação não é diferente e, as pessoas que desejam realizar a doação sanguínea, devem ficar atentas, segundo orienta a hematologista do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Verônica Guedes.

Isso porque, assim como é necessário esperar um prazo de 30 dias para se candidatar à doação de sangue, após tomar as vacinas dupla ou tríplice viral, que protegem contra o sarampo, rubéola e caxumba, no caso dos imunizantes contra a Covid-19 também há prazos a serem respeitados. Conforme Verônica Guedes, as inaptidões para os vacinados contra o novo coronavírus são temporárias e devem ser respeitadas pelos candidatos à doação de sangue, com o intuito de resguardar a integridade física dos doadores e receptores, segundo especifica Nota Técnica expedida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS).

No caso de o candidato à doação de sangue ter tomado a vacina CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório chinês SinoVac e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, deve ser respeitado um intervalo de 48 horas após cada dose, ou seja, dois dias. Mas, se o voluntário tomou a vacina AstraZeneca, desenvolvida na Universidade Oxford, no Reino Unido, e produzida no Brasil pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o ato de doar sangue só pode ser realizado após o sétimo dia de recebida a dose.

“Diante destas orientações dos dois laboratórios, recomendamos que os voluntários que desejam se candidatar à doação de sangue, compareçam ao Hemoal antes de receber a vacina ou, atentem para os prazos estipulados para a CoronaVac e a AstraZeneca. Como os intervalos a serem respeitados são de 48 horas para a vacina chinesa e de sete dias para a do Reino Unido, não há motivos para deixar de praticar o gesto nobre, que pode salvar até quatro vidas”, salientou a hematologista do Hemoal, ao acrescentar que, se o voluntário não souber qual vacina tomou, terá que respeitar um prazo de sete dias, contados a partir do momento em que se vacinou.

Critérios para Doação – Verônica Guedes ressaltou que, desde março deste ano, as pessoas que contraíram a Covid-19, ficam impedidas de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. Já os que tiveram contato com pessoas infectadas, só podem doar sangue se não apresentarem sintomas nos 14 dias subsequentes”, informou.

Além destes novos critérios, a hematologista do Hemoal informou que não podem doar sangue os voluntários que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes, é proibida a doação e, para repetir o ato, os homens devem respeitar um intervalo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

“É importante não esquecer que a doação de sangue só é permitida para pessoas com idade entre 16 a 69 anos. Além da faixa etária, o voluntário deve ter boa saúde, peso igual ou superior a 50 quilos e se faz necessário portar um documento de identificação com foto”, enfatizou Verônica Guedes.

Segurança – Ela assegurou que todas as medidas de vigilância foram adotadas pelo Hemoal para evitar que os voluntários possam contrair o novo coronavírus durante o ato da doação de sangue. “Seja em Maceió ou Arapiraca, nossas unidades foram sanitizadas, estamos respeitando o distanciamento social para evitar aglomerações e disponibilizando totens com álcool em gel a 70% para os voluntários”, frisou.

Postos de Doação – No Hemoal Maceió, a Unidade Trapiche, situada ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h. A Unidade Farol, localizada no Hospital Veredas, recebe doações de sangue de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. E o Hemoal Arapiraca, que funciona no Laboratório Municipal, na Rua Desportista Ernesto Alves Siqueira, no bairro Centro, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR