Seagri entrega 50 cisternas de primeiro uso em Olivença

12
A agricultora  Maria Quitéria feliz com o armazenamento de água

A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas (Seagri-AL) entregou , nesta terça-feira (02), no município de Olivença, 50 cisternas de primeiro uso. A distribuição faz parte do Programa Cisternas e contemplou 18 comunidades. 

Fundamental  para as famílias alagoanas, o Programa tem beneficiado a população com os  equipamentos de primeiro e segundo uso e instalação de cisternas escolares nas unidades básicas de ensino do interior.  “A água das cisternas de primeiro uso podem ser utilizadas para beber, cozinhar e tomar banho. Já as de segundo uso aproveitam a água para usar no plantio e nos serviços domésticos como descarga e limpeza do chão. Essa iniciativa impacta diretamente na vida de quem convive com a falta de água no sertão, por exemplo”, explica o secretário João Lessa. 

Famílias priorizadas  

Para participar do Programa a família deve estar inscrita no CadÚnico, com renda per capta de até meio salário mínimo, sendo prioridade as inseridas no Plano Brasil sem Miséria. Os critérios de priorização são os núcleos familiares chefiados por mulheres e ou idosos; os de maior número de crianças de 0 a 6 anos, maior número de crianças em idade escolar e pessoas com deficiência. 

“Eu estou me sentindo muito feliz. Antes a gente carregava água das barragens para consumir, mas hoje temos a nossa própria cisterna”, comemora a dona Maria Quitéria, beneficiária do Programa das Cisternas. 

Sítios beneficiados

Agrespin, Barreiro I e II, Barro Preto, Cachoeira Grande, Lagoa da Onça, Lagoa do Melo, Lagoa dos Bois, Lagoa Grande, Muquem, Pato, Paus Preto, Pé do Morro, Riacho do Mel, Saco do Tigre, São José e Pedra do Albano. 

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR