Cartão CRIA: Cadastro de gestantes e crianças com Zika Vírus começa dia 22 em Maceió

8
Data foi definida durante reunião entre secretários de Assistência Social do estado e do município

Foi oficializado nesta terça-feira (9) o início do cadastro dos grupos beneficiários do Cartão CRIA em Maceió. A partir do dia 22 de fevereiro, gestantes e crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus serão cadastradas no Programa Criança Alagoana (CRIA).  O anúncio foi feito depois de uma reunião entre os secretários estadual e municipal de Assistência Social, que garantiram cooperação para que as 60 mil famílias, que têm direito ao cartão na capital, ingressem no Programa até o final de 2021.  

A data define também o escalonamento para o cadastro dos demais grupos beneficiários do Cartão CRIA. De acordo com Sílvio Bulhões, Secretário de Estado  da Assistência e Desenvolvimento Social, o alinhamento foi necessário para garantir que o cadastramento em Maceió acontecesse de forma ordenada e em sincronia com o calendário estipulado pelo Governo do Estado.

A partir do início dos cadastros de gestantes e crianças com a Síndrome Congênita do Zika Vírus, o cronograma seguirá o calendário definido pelo Governo do Estado. Como nos demais municípios de Alagoas, crianças de 0 a 2 anos começam a ser cadastradas no dia 1º de abril, e crianças de até 5 anos terão seu cadastramento realizado a partir do dia 1º de maio. O Programa Cria é permanente, e o cadastro no Cartão CRIA permanecerá aberto de acordo com o limite orçamentário do estado.

“O Programa Criança Alagoana (CRIA) tem data para iniciar em Maceió e sem dúvida será um grande impacto social para Maceió e para todo o Estado. Os nossos CRAS e equipamentos sociais estão prontos para receber as gestantes nessa fase do cadastro”, afirmou o Secretário Municipal de Assistência Social, Carlos Jorge.

Segundo informou Aline Poderosa, diretora de Proteção Social Básica e  da Transferência de Renda da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), os 16 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa) e a sede do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e do Programa Bolsa Família (PBF) estão preparados para receber o público beneficiário do Cartão CRIA.

O secretário Sílvio Bulhões também colocou à disposição do município de Maceió a equipe técnica da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) para auxiliar a SEMAS no uso do Sistema CRIA. “Já havíamos feito duas capacitações com a Assistência Social de Maceió, mas, se necessário, faremos nossas reuniões para que tudo funcione com presteza”, afirmou Bulhões. 

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR