Sertão alagoano: maior programa de transferência de renda do estado é lançado na região

12
Sertão alagoano: maior programa de transferência de renda do estado é lançado na região

O Sertão alagoano lançou nesta quinta-feira (11) o maior programa de transferência de renda do estado: o Cartão CRIA. Com a entrega de 272 cartões entre as cidades-polo de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, a região ingressa definitivamente no acesso ao benefício voltado a gestantes e mães de crianças até cinco anos de idade. Junto a estes municípios, encerra-se a entrega do Cartão CRIA nas cidades-polo das nove regiões de Alagoas.

Sílvio Bulhões, Secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, destacou a importância do Programa Criança Alagoana (CRIA) para o estado. “Hoje, em Santana do Ipanema, pudemos lançar o Cartão CRIA, um programa de transferência que já nasce como o maior programa social da história de Alagoas. É uma ação muito forte para o desenvolvimento social de Alagoas, mas também trará um impacto muito positivo para o desenvolvimento econômico do estado. Estamos falando em investir cerca de 220 milhões de reais por ano, beneficiando mais de 180 mil famílias”, explicou o gestor da pasta.

Documento do Programa Criança Alagoana (CRIA), o Cartão CRIA irá beneficiar 69 famílias de Delmiro Gouveia com a perspectiva de chegar a 3 mil. Já em Santana do Ipanema, 203 Cartões CRIA foram entregues. A meta é a de que 3.600 famílias sejam beneficiadas ainda em 2021.

A prefeita de Santana do Ipanema, Christiane Bulhões, falou sobre o impacto do benefício para o município do Médio Sertão. “É um Programa muito importante, que vai beneficiar as famílias de maior vulnerabilidade. Falo não só como gestora, mas como médica, que vai diminuir a mortalidade infantil e a mortalidade materna. Além de tudo, vai gerar renda e economia para o nosso município”, explicou Christiane Bulhões.  

Todos os municípios do Médio e Alto Sertão alagoano receberão o Cartão Cria. No valor de R$ 100 reais mensais, o benefício irá contribuir na melhoria da renda das famílias em situação de pobreza e extrema pobreza da região. A expectativa é que 180 mil famílias em Alagoas sejam contempladas com o benefício voltado aos cuidados da Primeira Infância – fase de vida de 0 a 6 anos de idade.

Além de Delmiro Gouveia e Santana do Ipanema, as equipes da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) estiveram, nesta quinta (11), nos municípios de Porto Real do Colégio, São Brás, Olho d’Água Grande, Cacimbinhas, Marimbondo, Jequiá da Praia, Feliz Deserto, Canapi, Olho d’Água das Flores, Pão de Açúcar e Monteirópolis. 

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR