Central de Triagem de Maceió amplia diagnóstico para Covid-19 com testes RT-PCR

5
Para realizar o exame RT-PCR é coletado material biológico da narina do paciente

Ampliar o número de alagoanos testados e definir as melhores estratégias para continuar o combate à Covid-19 é frente contínua de atuação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). É com esse intuito que a Central de Triagem de Maceió, situada no Ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche, garante à população a testagem para o novo coronavírus por meio RT-PCR.

Quando o paciente chegar à unidade, o protocolo seguido é a passagem pela pré-triagem, com verificação do nível de oxigênio no sangue, e, posteriormente, todos os sinais vitais são avaliados por um enfermeiro, que também monitora os sintomas gripais apresentados. Em seguida, o paciente passa por um médico, que faz o atendimento e solicita a realização do teste RT-PCR.

A diretora da Central de Triagem de Maceió, a enfermeira Maryana Costa, orienta que somente os pacientes apresentando sintomas gripais, entre três e sete dias, devem procurar a unidade de saúde. “As pessoas que estiverem com dores de cabeça, coriza, congestão nasal, perda de olfato e paladar, dores no corpo, diarreia, falta de apetite, febre, tosse, dor de garganta e vômito, devem procurar a Central de Triagem de Maceió, onde serão avaliadas pela equipe de saúde e submetidas ao RT-PCR”, explicou a diretora.

As amostras colhidas são encaminhadas para o Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL) e, após 48 horas, o paciente tem o resultado do teste. “Todos os pacientes são orientados a retornar à Central de Triagem com 48 horas para receber o resultado, e independentemente do teste ser positivo ou negativo, eles passam por uma reavaliação médica. O paciente positivo para o novo coronavírus sai da unidade de saúde medicado e com medicamentos para continuidade do tratamento”, disse Maryana Costa.

Alto número de testes – A Central de Triagem de Maceió deu início à testagem com o RT-PCR no dia 18 de janeiro e já realizou 1.877 testes, com 1.120 resultados positivos para Covid-19 e 757 testes negativos para o novo coronavírus. Somente na terça-feira (23), passaram pelo RT-PCR 125 pessoas, e foram 105 pacientes positivos e apenas 20 testes negativos.

Testes rápidos – É válido reforçar, também, que a Central de Triagem continua realizando os testes rápidos para detecção ou descarte da Covid-19 em pacientes que estejam apresentando sintomas gripais. É recomendável, segundo a diretora da unidade, procurar atendimento para o teste rápido a partir do oitavo dia após o início dos sintomas. O paciente recebe o resultado em vinte minutos.

Em relação aos testes rápidos, em janeiro deste ano, foram contabilizados mais de nove mil atendimentos na Central de Triagem de Maceió, com mais de 6.300 testagens rápidas feitas, com 409 casos positivos para Covid-19. E fevereiro, até esta semana, mais de 4.700 atendimentos, com mais de 2.100 testes rápidos realizados e 85 casos positivos para doença.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR