Fake ou verdade: Canal do Governo recebe conteúdo enviado pela população para checagem de fatos

5
Fake ou verdade: Canal do Governo recebe conteúdo enviado pela população para checagem de fatos

Seja aquele conteúdo duvidoso divulgado por uma fonte não oficial, um vídeo ou áudio disseminado no WhatsApp ou imagem com informações sobre a Covid-19 compartilhada nas redes sociais. Em qualquer um desses casos, o cidadão alagoano pode entrar em contato por meio do WhatsApp (82) 98161-5890 e uma equipe de jornalistas verificará se a informação é verdadeira ou não. 

Clique aqui para enviar agora.

O Alagoas sem Fake é um projeto da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom) e tem o objetivo de checar as informações disseminadas por aplicativos de mensagem e compartilhadas nas redes sociais sobre a Covid-19, combatendo a desinformação no estado.

Desde março do ano passado, o Governo de Alagoas, por meio do portal de notícias oficial do Estado, a Agência Alagoas (agencialagoas.al.gov.br), verificou e desmentiu dezenas de mensagens falsas sobre o novo coronavírus que circulavam nas redes sociais.

Com base em fontes oficiais, dados públicos e especialistas no tema, a editoria Alagoas Sem Fake checa a veracidade de informações de grande circulação. A metodologia do projeto segue o padrão adotado pela International Fact-Checking Network –  organização que abrange agências e sites que trabalham na verificação de notícias em todo o mundo. O projeto da Secom acontece em parceria com a Agência Tatu, startup local de Jornalismo de Dados.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR