Imagem com declaração do secretário da Saúde sobre situação da Covid-19 em AL é verdadeira

6
Imagem com declaração do secretário da Saúde sobre situação da Covid-19 em AL é verdadeira

É verdadeira a declaração atribuída ao secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, que vem circulando em grupos do WhatsApp desde a sexta-feira (26), sobre a situação de Alagoas nos próximos dias. A imagem compartilhada traz o trecho de uma entrevista concedida pelo gestor, onde ele diz que, caso a população não cumpra as orientações dos órgãos de saúde para o controle do novo coronavírus, a situação em Alagoas pode se complicar.

“Peço à população que se proteja e se previna, que use máscaras e evite aglomerações, porque os próximos dias serão muito difíceis em Alagoas e no Brasil ”, diz o material que circula, em tom de alerta, nas redes sociais.

A declaração do titular da Sesau foi veiculada no site Folha de Alagoas após uma entrevista do gestor ao programa Jornal da Mix, Segunda Edição, da Rádio Mix FM 97.7. Durante o programa, Ayres enfatizou que, sem a mudança de comportamento da população alagoana, o Governo do Estado pode ter que tomar algumas medidas para evitar a propagação dos casos e, assim, não comprometer o sistema público de saúde com a ocupação total de leitos, como já está acontecendo em outras partes do país.

Ocupação de leitos
Segundo os dados do último boletim de ocupação de leitos em Alagoas, atualizados diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), dos 848 leitos destinados à Covid-19, o estado está atualmente com uma taxa de ocupação de 55%. Esta taxa é de 71% para os leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva), de 50% para os leitos clínicos e 21% para leitos de UTI intermediária.

Alagoas Sem Fake
Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.

Fonte: Saúde Alagoas

COMPARTILHAR