Saúde promove live sobre práticas alternativas de cuidado em saúde mental

0

Promovida em parceria com a UFAL, bate-papo abordará alternativas a práticas conservadoras no tratamento de usuários de saúde mental

A Gerência de Atenção Psicossocial de Maceió, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Dr. Sadi Feitosa de Carvalho, promove nesta terça-feira (21), de 15h às 17h, uma live com o tema: “Práticas Alternativas de Cuidado em Saúde Mental”. A atividade é parte integrante da programação do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio.

De acordo com Karla Rocha, diretora do Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho, a live busca discutir práticas que desconstruam condutas conservadoras manicomiais e asilares. “Com essa discussão, vamos rediscutir a questão do uso de medicamentos no contexto do tratamento em saúde mental, buscando ampliar as dimensões consideradas nos processos de cuidado desses pacientes, levando sempre em conta o protagonismo e o pleno exercício da cidadania desses usuários”, explica.

Foto: Divulgação

O evento será transmitido pelo canal do Youtube da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/UFAL), mas quem desejar fazer uma participação interativa com as palestrantes deve se inscrever pelo Google Meet através do link: https://forms.gle/HQ2gKJdRtzqHPT8M8.

A live é uma parceria da Gerência de Atenção Psicossocial do Município com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), sendo uma realização do Projeto de Extensão Universitária Fortalecimento do Controle Social nos CAPS de Maceió – UFAL e Fórum de Saúde Mental de Maceió.

Sobre as palestrantes

Marília Silveira – Psicóloga graduada pela Unisinos (RS) e Doutora em Psicologia pela UFF. Professora Visitante no Instituto de Psicologia UFAL. Pesquisadora no campo da Saúde Mental e da Gestão Autônoma da Medicação – GAM.

Foto: Divulgação

Fernanda Resende – Médica Psiquiatra graduada pela USP e Mestra em Ensino de Ciências da Saúde pela UNIFESP. Em formação em Diálogo Aberto (práticas de desmedicalização). Atua no serviço público desde 2007, em CAPS e NASF. Atualmente no CAPS Infanto-Juvenil Projeto Quixote (São Paulo).

Setembro Amarelo

A campanha de 2021 tem como título “Setembre-se o ano inteiro. Onde tiver vida, terá solução. Você não está só” e intensifica os debates em torno da prevenção do suicídio, buscando apresentar aos maceioenses os serviços e redes disponíveis na Atenção Psicossocial do Município.

Ana Cecília da Silva – Ascom/SMS

Fonte: Prefeitura de Maceió

COMPARTILHAR