USF João Macário promove dinâmicas de valorização da vida

0

Atividades apresentaram aos usuários e profissionais da saúde atitudes para a prevenção ao suicídio e a valorização da vida  

A Unidade de Saúde da Família (USF) João Macário, localizada no Santos Dumont, realizou, nesta segunda-feira (20), dinâmicas para atrair a atenção dos usuários com reflexões sobre a valorização da vida e a prevenção ao suicídio. A ação, promovida pela equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Sadi Feitosa de Carvalho, em parceria com a unidade, promoveu a sensibilização sobre o combate ao suicídio por meio da música como forma de conexão e reflexão sobre a vida.   

Equipe do Caps Sadi Carvalho levou sensibilização sobre saúde mental à USF João Macário. Fotos: Ascom SMS

A dinâmica contou com o tópico “Tempestades de ideias”, onde os participantes responderam o porquê de suas vidas valerem a pena. O diálogo contou com relatos emocionados e a interação entre usuários e participantes das atividades. 

Os profissionais do Caps Sadi apresentaram também a necessidade de desmitificar a abordagem sobre o suicídio e os fatores que desencadeiam transtornos mentais, além de falar sobre o acolhimento à comunidade. 

quipe do Caps Sadi Carvalho levou sensibilização sobre saúde mental à USF João Macário. Fotos: Ascom SMS

Participação da comunidade 

Segundo a gerente do Caps Sadi Feitosa de Carvalho, Karla Rocha, a atividade foi rica em questionamentos e na participação ativa da comunidade “Hoje a população foi bem participativa, sempre presente, interagindo e fazendo a reflexão sobre a prevenção ao suicídio e a valorização da vida” destaca. 

Assistência aos profissionais do município 

Além das atividades realizadas ao longo de todo o mês de setembro nos Caps de Maceió, a Gerência de Atenção Psicossocial também disponibiliza, de forma permanente, o teleatendimento remoto, por meio do número 3312-5410. O serviço busca prestar assistência aos profissionais de saúde que necessitem de atendimento psicológico e funciona às terças e quintas-feiras, das 13h às 17h, com três psicólogos para os atendimentos. 

 
Serviços especializados existentes em Maceió 
– Gerência de Atenção Psicossocial (Prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde – Centro) – (82) 3312-5466 
– Caps Enfermeira Noraci Pedrosa (Jacintinho) – (82) 3312-5532 
– Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho (Chã de Bebedouro) – (82) 3312-5521 
– Caps AD. Dr. Everaldo Moreira (Farol) – (82) 3312-5517 
– Caps Dr. Rostand Silvestre (Jatiúca) – (82) 3312-5500 
– Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria) – (82) 3312-5540 

Outros números de atendimento 
– Centro de Valorização a Vida (CCV) – Ligue 188 
– Centro de Promoção à Saúde, Educação e Amor à Vida (Cavida) – 82 98879-2710 / 99941-0326 e 98891-0820. 

Amanda Ferreira (estagiária) – Ascom SMS

Fonte: Prefeitura de Maceió

COMPARTILHAR