CIEVS Maceió recebe visita de monitoramento do Ministério da Saúde

0

Técnicos verificaram potencial do Cievs Maceió no apoio às estratégias de ampliação e fortalecimento da saúde pública

O Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) de Maceió recebeu, nesta terça-feira (28), técnicos da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Emergência em Saúde Pública. O Cievs funciona na sede da Diretoria de Vigilância em Saúde, em Jaraguá.

Durante a visita, os técnicos fizeram verificação das capacidades básicas do Cievs Maceió para o monitoramento e apoio às estratégias de ampliação e fortalecimento na Saúde Pública.

Visita ao Cievs Maceió proporcionou aprimoramento e fortalecimento das ações na Saúde Pública. Foto: Ascom SMS

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Rodrigues, a vinda dos técnicos auxilia no aprimoramento das ações em saúde pública do município. “Essa visita do Ministério da Saúde é de extrema importância para a construção e desenvolvimento das políticas de Vigilância em Saúde de Maceió e aprimoramento das ações desenvolvidas, o que contribui com o fortalecimento do setor frente às emergências de saúde pública”, comenta.

A coordenadora do Cievs Nacional, Rosalva Yanes, fez apresentação das atividades da unidade, formalização e os aspectos relacionados às capacidades básicas do Cievs – como estrutura, preparação e ações de vigilância. Em seguida, foi abordado os aspectos do fortalecimento da rede, com a realização das visitas in loco às 129 unidades de todo o Brasil. Ao final do encontro, os técnicos conheceram as salas da DVS e aplicação do instrumento de verificação e conferência dos documentos comprobatórios.

“O nosso intuito foi de avaliar e fortalecer, junto aos estados, municípios e Distrito Federal, a capacidade básica do Cievs Maceió. Estamos fazendo essa avaliação in loco em todo o país, conforme portaria do Ministério da Saúde e compromissos previstos no regulamento sanitário internacional”, explica Rosalva Yanes.

Segundo o técnico do Cievs Nacional, Álvaro Dias, o Cievs Maceió recebeu avaliação positiva, pois revela uma significativa atuação nas ações de saúde pública. “Constata-se que o Cievs Maceió vem se estruturando desde 2011 e demonstra grande importância com as ações de vigilância na cidade, atuando de forma oportuna e eficiente no que se propõe a realizar”, afirma Álvaro Dias.

Sobre o CIEVS

O Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (Cievs) tem como propósito o recebimento, detecção, avaliação e monitoramento de notificações, análise de dados e informações estratégicas relevantes à prática de vigilância em saúde, criando meios de identificação e intervenção precoce nas emergências em saúde pública de relevância estadual e nacional, estimando o risco de expansão destes eventos.

No ano de 2020, a Rede Nacional de Vigilância, Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública iniciou o processo de ampliação e fortalecimento da rede, passando de 54 para 129 Cievs em todo o Brasil.

Marília Ferreira / Ascom SMS

COMPARTILHAR