Prefeito JHC lança sistema de bilhetagem eletrônica que permite pagamento de passagens no crédito e débito

0

O novo sistema vai permitir recarga instantânea e Cartão Bem Legal será substituído pelo Vamu Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, apresentou nesta quarta-feira (29) a nova tecnologia de bilhetagem eletrônica e recarga instantânea com o aplicativo Vamu Maceió. Com isso, Maceió acaba com um sistema de recarga de passagens antigo e torna a capital a primeira do Nordeste a realizar a instalação de validadores com a tecnologia, garantindo acessibilidade e facilidade para os maceioenses.

Foto: Edvan Ferreira/Secom Maceió

“Um milhão de usuários serão beneficiados com essa grande mudança na forma de pagamento e no direito de poder utilizar a mobilidade urbana. O Vamu tem a cara de Maceió, uma cidade moderna, inclusiva e de todos. O pagamento da passagem será acessível, tecnológico e está na palma da sua mão. Vai ficar muito mais fácil andar de transporte público na nossa capital. Nós temos a passagem mais barata e, agora, com modernização. É dessa maneira que vamos trazendo dignidade e fazendo de Maceió uma cidade que cuida das pessoas”, destacou o gestor.

Com o Vamu Maceió, os ônibus passarão a ter validadores, conectados à internet, que aceitam pagamento com cartões de crédito e débito e carteiras digitais por aproximação com celulares e smartwatches, além do QR Code, por meio do saldo da carteira do aplicativo. Antes, era necessário que os cidadãos fizessem recargas no cartão de passagem somente com os aplicativos disponíveis, e era necessário aguardar de 48 a 72 horas após a recarga para validação dos créditos.

Com o aplicativo Vamu, a recarga será feita de maneira instantânea e os créditos disponíveis em até 10 minutos, como também ocorrerá com os aplicativos RecargaPay, Rede Ponto Certo, Qiwi e CittaMobi.

O superintendente Municipal de Transportes e Trânsito, André Costa, destacou que Maceió oferece a melhor tecnologia do país, tudo isso na palma da mão.

“Temos a missão de implementar melhorias para os usuários do transporte público da capital. E não mediremos esforços para que a população e os turistas tenham, com agilidade e praticidade, direito ao sistema de transporte coletivo. Afinal, o serviço deve estar acessível para todos”, disse André.

A linha Salvador Lyra/Iguatemi (602) será a primeira a aderir a novidade, iniciando nesta quinta-feira (30). As instalações dos dispositivos serão realizadas de forma gradual, por linhas. A previsão é que até o fim do ano todos os ônibus da capital estejam equipados com a tecnologia.

Os usuários do sistema operacional Android e iOS já podem baixar o aplicativo. Por ele, será possível visualizar o extrato com todas as informações e as movimentações de uso da carteira digital do Vamu, assim como, futuramente, acessar todos os pontos de recarga espalhados pela capital, para quem optar pelo uso do sistema.

Não será necessário a troca de cartões, já que os validadores vão continuar aceitando os que estão em uso. Os aplicativos RecargaPay, Qiwi, Ponto Certo e CittaMobi, os pontos de vendas, totens de autoatendimento e os pontos físicos de recarga nos terminais também terão seu funcionamento mantido.

Sthefane Ferreira e Niviane Rodrigues/Secom Maceió

COMPARTILHAR