Atividades do Setembro Amarelo mobilizam equipamentos públicos e sociais

1

Gerência de Atenção Psicossocial e os NAFs atuaram para conscientizar população sobre a prevenção ao suicídio e a valorização da vida 

As ações em promoção a sensibilização da Saúde Mental em Maceió continuam na reta final da campanha Setembro Amarelo. Nesta quarta-feira (29), os Núcleos de Atividades Físicas (NAFs), o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Capsi) Luíz da Rocha Cerqueira, o Abrigo Luzinete Soares de Almeida e a Associação Pestalozzi de Maceió realizaram diversas atividades para conscientizar a população sobre a prevenção ao suicídio e a valorização da vida. 

Foto: Ascom SMS

Os Núcleos de Atividades Físicas do Vergel do Lago, Feitosa, Conjunto Osman Loureiro, Canaã, Santo Amaro, Jacintinho, Conjunto Eustáquio Gomes, Salvador Lyra, Fernão Velho, Pitanguinha, Guaxuma, Rio Novo, Graciliano Ramos e Ponta da Terra desenvolveram rodas de conversas com temas como “Você sabia que o cérebro é um órgão e também adoece? Vamos cuidar!”. Além de dinâmicas com a bola, copo cheio, aplicação do questionário anual de qualidade de vida, aulas de dança, músicas e lanche coletivo. 

“As ações têm o objetivo de estimular hábitos saudáveis, proporcionando à população uma qualidade de vida melhor. As atividades ocorrem durante todo o ano em todos os Núcleos, e o mês de setembro é uma referência para a conscientização sobre a importância da prevenção”, explica Reinaldo de Oliveira, responsável técnico dos NAFs. 

Abrigo Luzinete Soares de Almeida 

Através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e de Assistência Social (Semas), o Capsi Luiz da Rocha Cerqueira e o Abrigo Luzinete Soares de Almeida desenvolveram ações para as crianças e adolescentes com música, danças, dinâmicas lúdicas e histórias. 

“Nós contamos histórias sobre o Setembro Amarelo de maneira harmoniosa com fatos sobre a prevenção ao suicídio. São crianças e adolescentes muito comprometidos, vivem no abrigo porque os pais a abandonaram e tiveram esses vínculos rompido. Por conta disso, desenvolveram transtornos que precisam de nossa atenção”, contou Thyone Assunção, gerente do Capsi Luiz da Rocha Cerqueira. 

Foto: Ascom SMS

Associação Pestalozzi de Maceió 

O público da Associação Pestalozzi Maceió também recebeu a equipe do Capsi Luiz da Rocha Cerqueira na última terça-feira (28). Na ação, crianças e adolescentes com deficiência intelectual, visual e física que estavam com seus responsáveis e participaram das atividades. 

“Fizemos dinâmicas diferenciadas para este público, com outras abordagens, mas com o mesmo foco, que é a saúde mental. Foram interações envolvendo balões amarelos e músicas para garantir aos jovens acolhimento e atenção”, destaca Thyone.  

Foto: Ascom SMS

Assistência aos profissionais do Município 

Além das atividades realizadas ao longo de todo o mês de setembro nos Caps de Maceió, a Gerência de Atenção Psicossocial também disponibiliza, de forma permanente, o Teleatendimento Remoto por meio do número 3312-5410. O serviço busca prestar assistência aos profissionais de saúde que necessitem de atendimento psicológico. O funcionamento é às terças e quintas-feiras, das 13h às 17h, e conta com três psicólogos. 

Serviços especializados existentes em Maceió 
– Gerência de Atenção Psicossocial (Prédio sede da Secretaria Municipal de Saúde – Centro) – (82) 3312-5466 
– Caps Enfermeira Noraci Pedrosa (Jacintinho) – (82) 3312-5532 
– Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho (Chã de Bebedouro) – (82) 3312-5521 
– Caps AD. Dr. Everaldo Moreira (Farol) – (82) 3312-5517 
– Caps Dr. Rostand Silvestre (Jatiúca) – (82) 3312-5500 
– Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria) – (82) 3312-5540 

Outros números de atendimento 
– Centro de Valorização a Vida (CCV) – Ligue 188 
– Centro de Promoção à Saúde, Educação e Amor à Vida (Cavida) – 82 98879-2710 / 99941-0326 e 98891-0820. 

Amanda Ferreira (estagiária)/ Ascom SMS 

COMPARTILHAR