Saúde celebra Dia da Pessoa Idosa com música e orientações

2

Programação para os servidores da Terceira Idade contou com participação da equipe técnica do Instituto de Previdência de Maceió

Dia da Pessoa Idosa na Saúde Municipal. Foto: Ascom SMS

O Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa ganhou comemoração especial na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) nesta sexta-feira (1°). Direcionada aos servidores com mais de 60 anos, a ação relacionada à data culminou as atividades da semana, direcionadas ao estímulo de um envelhecimento ativo e saudável.

“Tivemos uma semana com iniciativas como avaliações físicas com um olhar diferenciado para as limitações funcionais do corpo e da mente que afetam a pessoa idosa e palestras com bordagens voltadas ao envelhecimento. Hoje, foi o dia de comemorar e levar alegria aos servidores da saúde”, afirmou a coordenadora do Programa, Denyse Lima Maia.

Denyse Maia, coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa. Foto: Ascom SMS

Na ocasião, até a decoração do ambiente foi pensada para celebrar a Terceira Idade. Havia um painel com fotos de pessoas idosas vivenciando sua idade com disposição e alegria. Outro estímulo em destaque foi a árvore de Tsurus, ave lendária do folclore japonês que representa a longevidade, que ao final foram distribuídas com mensagens contendo frases motivadoras.

Árvore de Tsurus. Foto: Ascom SMS

A abertura da comemoração – que contou com a presença dos servidores e da gerente de Programas Estratégicos da SMS, Camila Moura, representando a secretária Célia Fernandes – foi feita com a apresentação da cantora Madalena de Oliveira, acompanhada pela tecladista Inês Gama, que animaram os servidores com músicas do folclore alagoano e canções populares brasileiras.

Conscientização

Representando o corpo funcional da SMS e a Coordenação de Atenção Primária, o servidor Eliéser Alves dos Anjos, lembrou que a sociedade ainda precisa reconhecer o valor da experiência dos idosos.

Servidor Eliéser Alves dos Anjos . Foto: Ascom SMS

“Maceió tem hoje cerca de 120 mil idosos, o equivalente a 12% da população do município. Mas a cultura ocidental no Brasil não avançou no respeito aos idosos, como fazem os países orientais. Cabe a nós buscar isso todos os dias e nos manter ativos”, salientou, sugerindo pra todos a leitura do livro “Como envelhecer”, da escritora Anne Karpf, que trata sobre o assunto.

Experiência

Já a assistente social Rita Leone, relatou para todos que sua experiência com o envelhecimento tem sido a melhor possível, pois passou a se sentir mais bonita, a cultivar um bom número de amigos mais jovens, a se aventurar em novas experiências.

⁸Rita Leone destaca que está em sua melhor fase de vida. Foto: Ascom SMS

“Tenho aproveitado coisas que nunca sonhei realizar, como viagens em lugares de aventura, novas experiências e namorando bastante. Estou achando fantástico, principalmente, a maturidade me dar a possibilidade de não precisar mais usar meias verdades, podendo ser verdadeira em todos os aspectos e assim, ser ainda mais feliz”, destacou Rita.

Orientação

Aproveitando a mobilização dos servidores na comemoração, a coordenação do Programa trouxe também informação relevante. Com a parceira das equipes gestoras e técnicas do Instituto de Previdência de Maceió (Iprev Maceió), foram apresentados alguns aspectos acerca da última reforma da Previdência, além dos impactos e reflexos desta na concessão de benefícios dos servidores públicos.

Equipe do Iprev levou orientações sobre a Previdência. Foto: Ascom SMS

Estiveram presentes na ocasião, Ana Carla Tavares, coordenadora geral de Análise e Concessão de Benefícios; Cláudio Beirão, diretor de Benefícios; Dely Marques, diretora de Administração, Orçamento e Finanças e coordenadora do eixo Governança; Luciângela Juvêncio, coordenadora de Recursos Humanos e do eixo de Educação Previdenciária; e Adler Pinheiro, coordenador geral de Acompanhamento e Monitoramento de Benefícios.

“Hoje, conversamos um pouco com os servidores sobre algumas regras de aposentadoria e documentações importantes para a concessão de aposentadoria, mas nas próximas segunda e terça-feira estaremos aqui de volta para atender os servidores, tirar dúvidas de forma individual e esclarecer tudo sobre a previdência”, ressaltou Ana Carla Tavares.

Ana Carla Tavares, do Iprev Maceió. Foto: Ascom SMS

A comemoração foi encerrada com música e sorteio de brindes para os servidores com mais de 60 anos.

Cássia Oliveira / Ascom SMS

COMPARTILHAR