Grupo de Mulheres participa de ações do outubro Rosa no Cras Dom Adelmo

0

Mais de 20 mulheres do Motivarte realizaram testagem rápida e marcações para exames de prevenção ao câncer de mama e de colo do útero

Mais de 20 mulheres do Grupo Motivarte participaram de ações com foco na proteção da saúde da mulher no Centro de Referência de Assistência Social, Cras Dom Adelmo Machado, na tarde de terça-feira (5). Elas fizeram testagem rápida para identificar doenças sexualmente transmissíveis como a sífilis, hepatite, glicemia, além de requisições para marcações de exames citológicos para a prevenção do câncer de colo do útero e de mamografias, para prevenção do câncer de mama.

As equipes de saúde que realizaram as testagem rápida e fizeram o atendimento para requisitar as marcações dos dois tipos de câncer são da Unidade de Saúde da Família Durval Cortez e residentes da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, conhecida como Uncisal.

O Motivarte é formado por 25 mulheres que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Dom Adelmo Machado. O grupo está providenciando o registro como uma associação voltada para a produção de peças artesanais como trilhos de mesa, almofadas, blusas e conjuntos de cozinha com sete peças.

O grupo foi criado para motivar as mulheres a desenvolver suas potencialidades, ao elaborar peças artesanais em tecidos, utilizando técnicas de crochê, com o ponto de cruz duplo em tecidos de xadrez, fuxico, pintura e a técnica de bordado chamada vagonite. A intenção é retirar as mulheres da condição de vulnerabilidade social ao propiciar condições de trabalho e de renda com a venda de produtos artesanais em feiras de artesanato na capital.

A presidente do Motivarte, Maria Cristina Oliveira da Silva, conta que foi a primeira vez que as mulheres do grupo participaram deste tipo de ação de promoção à saúde feminina. “Fiz a testagem rápida e as requisições para os exames de mamografia e citologia que serão realizados na Santa Casa ou na Clínica Guri”, informa Cristina.

A assistente social e coordenadora do Cras Dom Adelmo Machado, Djane Pacheco, diz que a participação das mulheres do Motivarte em ações de prevenção à saúde feminina potencializa os cuidados com a saúde.

“A intenção em participar de uma campanha tão importante é alertar as mulheres participantes do grupo, e as demais atendidas nos diversos serviços, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também sobre o câncer de colo do útero. É imprescindível esta parceria com com a Unidade de Saúde da Família Durval Cortez e residentes da Uncisal que possibilitaram o acesso aos exames”, comenta Djane.

O Cras Dom Adelmo Machado fica na Rua João Lício Marquês, 458, Prado, telefone (82) 3312-5953. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos possui grupos de mulheres, idosos e crianças que realizam atividades socioculturais para manter os vínculos de pertencimento à comunidade e à família.

Cícero Rogério / Ascom Semas

COMPARTILHAR