Outubro Rosa: Saúde estimula solidariedade com doação de lenços

0

Arrecadação será feita até o final do mês e doada para mulheres em tratamento

O estímulo ao exercício da solidariedade, que tem sido uma tônica tão presente durante todo o período da pandemia, também está marcando presença na campanha do Outubro Rosa, dedicada à conscientização, prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

Visando encorajar as mulheres que estão no enfrentamento do desgastante tratamento de um câncer mamário, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lançou, junto com a programação do mês, a iniciativa “Varal de Lenços”. A ação soma esforços às inúmeras atividades realizadas pela SMS.

A ideia visa estimular, entre os servidores da SMS, a doação desses acessórios, que são geralmente utilizados pelas mulheres para disfarçar uma das principais mudanças causadas pelo tratamento, a queda dos cabelos.

Varal está à disposição para o recebimento de doações dos acessórios. Foto: Ascom SMS

Os lenços são charmosos e trazem um ar de leveza ao look feminino. Mas para as mulheres em tratamento contra o câncer carregam ainda mais significado, pois representa sua busca pela manutenção da autoestima e bem-estar, valorizando sua beleza apesar dos dias difíceis.

“Lançamos a ideia para todos possam colaborar com a campanha, doando solidariedade através dos lenços. Vamos reunir as peças no varal instalado no pátio da SMS até o dia 29 deste mês, para encerrar a campanha do Outubro Rosa fazendo a doação para uma das instituições que amparam mulheres em tratamento. Participe conosco!”, reitera Ana Lúcia Costa, técnica do Programa de Atenção à Saúde da Mulher.

Ana Lúcia convida a todos os servidores – mulheres ou homens – a fazerem sua parte para melhorar a autoconfiança de quem está enfrentando o problema, lembrando que chapéus femininos ou turbantes de malha também serão bem-vindos.

Campanha do Outubro Rosa

Criado nos anos 90 o movimento conhecido como Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar as mulheres para o autocuidado e ampliar o acesso aos serviços de diagnóstico, que proporcionem o tratamento e a redução da mortalidade.

Em Maceió, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde lançaram uma grande campanha de mobilização, que vai intensificar durante todo este mês a realização de consultas e exames como citologias e mamografias, além de outros serviços e palestras educativas voltadas à prevenção do câncer de mama e de colo do útero, que geram cerca de 28% dos casos de câncer feminino a cada ano.

As ações planejadas este ano mais uma vez irão além das unidades de saúde. Elas serão levadas também aos shoppings e outros espaços de participação popular para a disseminação de informações e orientações relacionadas ao autocuidado, à autoestima e ao acolhimento para o público feminino, inclusive para as servidoras do município.

Cássia Oliveira – Ascom SMS

COMPARTILHAR