Secretários farão visita técnica para conhecer atendimento aos Índios Warao

0

11 grupos familiares desta comunidade vieram para a Capital na qualidade de imigrantes

Secretários municipais da Prefeitura de Maceió realizam, nesta quarta-feira (6), uma visita técnica ao estado de Roraima com intuito de conhecer os equipamentos sociais que atendem aos indígenas da etnia Warao. Os 11 grupos familiares desta comunidade vieram para a capital alagoana na qualidade de imigrantes.

A visita técnica será realizada pelos secretários de Assistência Social, Carlos Jorge, de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, pelo coordenador da Defesa Civil Municipal de Maceió, Abelardo Nobre, e pelo Secretário-executivo do Gabinete do Prefeito, Claydson Moura.

Desde março deste ano, estas famílias indígenas, imigrantes da Venezuela, vieram morar em Maceió. Ao serem reconhecidos como refugiados, elas possuem no território brasileiro todos os direitos às políticas de proteção social.

11 grupos familiares desta comunidade vieram para a Capital na qualidade de imigrantes. Fotos: Relatório Semas

“A Assistência Social, junto as demais secretarias da gestão JHC, estão trabalhando de forma integrada no tocante ao amparo e proteção social de famílias dos índios Warao. A viagem para Roraima vai expandir fronteiras socioculturais, já que o objetivo principal é aperfeiçoar e capacitar nossos técnicos de forma urgente para que eles possam atender de forma mais eficiente esses imigrantes”, explicou Carlos Jorge.

A equipe da Prefeitura de Maceió irá conhecer a Operação Acolhida, que é coordenada pelo Exército Brasileiro. “Eles são responsáveis por fazer a triagem e o acolhimento dos imigrantes que chegam ao País. Devido à incidência desses imigrantes em Maceió, buscaremos conhecer o trabalho que é feito por esses profissionais. Por se tratar de outra cultura, queremos entender as ações exitosas, as dificuldades e abordagens que facilitam a comunicação com essa comunidade. Precisamos compreender a cultura dos imigrantes para sabermos acolher de forma mais humana e eficiente quando chegarem ao nosso território”, disse o coordenador da Defesa Civil, Abelardo Nobre.

De acordo com o secretário, Thiago Prado, o intuito dessa viagem é compreender, no local, a real situação dos índios Warao.

“É preciso compreender na origem, o problema migratório dos índios Warao, para que enquanto poder público, possamos estabelecer as melhores estratégias de ação e assim assegurar que eles tenham o mínimo de condições dignas de vida”, revelou Thiago Prado.

Até o momento, a Prefeitura de Maceió está atendendo a 11 grupos familiares pertencentes à etnia Warao. As ações estão sendo efetivadas na área de assistência social, educação e saúde. O atendimento a essas famílias está sendo realizado com articulação da Defensoria Pública da União (DPU), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Cáritas de Maceió e Câmara de Vereadores do município, mediando a interlocução com as demais políticas públicas municipais.

Vanessa Napoleão / Ascom Semas

COMPARTILHAR