Secretário de Controle Interno destaca participação em evento do Conaci, no Paraná

0

Secretário de Controle Interno de Maceió, José Barros Neto, ressalta que encontros deste porte permitem que Maceió amplie as melhores práticas na gestão pública

Na administração pública, uma das missões do controle interno é disponibilizar aos gestores todos os níveis de informações que impactem diretamente na tomada de decisões, com objetivo de promover o alcance de metas da gestão municipal. E diante dos desafios para continuar com as discussões sobre ética, governança pública e Lei Geral de Proteção de Dados, o secretário de Controle Interno de Maceió, José Barros Neto, participou dos debates no XVII Encontro Nacional de Controle Interno, que aconteceu em Curitiba, no Paraná.

O evento foi promovido pelo Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), ocorreu entre os dias 31 de setembro e 1º de outubro, numa parceria com a Controladoria-Geral do Estado do Paraná (CGE-PR), e reuniu uma programação voltada a assuntos atuais de interesse da administração pública e das controladorias do Brasil.

O secretário José Barros Neto avalia que a participação em eventos importantes, a exemplo do Conaci, permite um aprofundamento nos debates relativos aos mecanismos de controle dos gastos públicos.

“Esses encontros permitem a troca de experiências que são adotadas em outros estados e municípios do Brasil, alinhando-se políticas e as melhores práticas aplicadas na gestão de controle interno do nosso município, permitindo, assim, decisões eficazes à população de Maceió. Nosso compromisso é manter o debate sempre respaldado pela ética”, destaca o secretário de Controle Interno de Maceió.

O XVII Encontro Nacional de Controle Interno ainda teve participações importantes com grandes nomes do segmento, a exemplo do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, e do advogado e escritor Rodrigo Pironti, diretor executivo do Instituto Brasileiro de Direito Administrativo (IBDA). Para segurança de todos, o evento levou em consideração todos os protocolos e medidas sanitárias contra a Covid-19, segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Durante a abertura do evento teve a presença do governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, do presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, e do controlador e anfitrião do evento, Raul Siqueira.

A professora e filósofa da Organização Internacional Nova Acrópole Brasil, Oina, Lúcia Helena Galvão, proferiu palestra magna com o tema “Sua Ética é Jiló ou Chocolate?”. Logo após a primeira apresentação, o ministro do TCU, Augusto Nardes, palestrou sobre “O desafio de implementação da Política de Governança para a melhoria do índice de competitividade do Brasil”. Já o especialista em Compliance e Gestão de Riscos, Rodrigo Pironti, tratou do tema “Desafios da LGPD ao Poder Público e o papel das Controladorias”.

Secom Maceió

Fonte: Prefeitura de Maceió

COMPARTILHAR